Urbi de parabéns
Seis anos de jornal on-line

O Urbi@Orbi , jornal on-line da Universidade da Beira Interior cumpre na sua edição 314 seis anos de existência. Uma data que torna este jornal, enquanto publicação on-line feita por estudantes universitários, o mais antigo do País. Um projecto que serve de apoio à licenciatura em Ciências da Comunicação, mas que ganhou desde logo maiores proporções.


Por Eduardo Alves

Seis anos de edições on-line, com periodicidade semanal

Opiniões sobre o Urbi

É o mais antigo jornal do País feito por estudantes universitários em suporte on-line. O Urbi@Orbi está na rede há seis anos. Aquele que começou por ser um projecto arrojado que pretendia servir de apoio aos alunos de Ciências da Comunicação ganhou, desde o começo, maiores dimensões.
Pela equipa técnica passaram já centenas de estudantes que encontram nesta publicação semanal a sua primeira redacção. Este projecto, pensado pelos seus responsáveis, é o resultado do trabalho dos alunos do curso de Ciências da Comunicação ministrado na UBI. Ao longo da licenciatura, várias cadeiras apresentam trabalhos práticos de jornalismo que os alunos realizam e acabam por publicar no Urbi.
Uma primeira redacção e um contacto inicial com o mundo prático são alguns dos objectivos deste jornal. A funcionar num meio ainda em evolução, os trabalhos publicados no Urbi encontram leitores em todo o planeta.
Uma publicação que apresenta também algumas especificidades. Para além do texto escrito, o leitor pode ainda contar com a imagem, o vídeo e o som. O Urbi é hoje o jornal on-line universitário mais antigo de Portugal. Com uma periodicidade semanal, todas as terças-feiras, a UBI, a Covilhã, a Região, a Cultura, o Desporto ganha um meio de difusão à escala planetária. Neste momento, o jornal conta com um total de 314 edições publicadas. Todas podem ser consultadas em arquivo.
Outra das grandes inovações do Urbi passou pela evolução do jornal, inicialmente apenas em suporte digital. Em Outubro de 2003, o Urbi passou a ser publicado também em papel, com uma periodicidade mensal. Esta publicação reúne todas as notícias mais importantes que ocorrem na UBI ao longo do mês.




Número de visitantes em crescendo

As estatísticas de Janeiro revelam um total de 67 mil 606 visitantes. Um número que se tem vindo a tornar numa média, com um pico de mais de 70 mil visitas no passado mês de Outubro de 2005.
De entre os visitantes, a grande maioria acede ao Urbi através de Portugal. Cinquenta e cinco por cento dos leitores do Urbi são portugueses, Brasil, Estados Unidos da América, França e México são os países que aparecem nos lugares de topo. Para além destes, e com acesso conhecido aparece um total de 94 países.
A expansão do Urbi tem servido também para revelar a importância deste órgão de informação e sobretudo, dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos da UBI.

Divulgar o trabalho da Universidade

Uma das principais funções que o Urbi tem vindo a conseguir passa pela divulgação de todas as actividades que têm lugar na UBI. Teses de doutoramento, mestrados, investigações, prémios académicos e outros eventos que tem a UBI como palco são depois disponibilizados para o mundo, através deste órgão de informação.
Para além desta função, uma das principais vantagens do jornal on-line reside no seu arquivo. O leitor pode pesquisar, ler e consultar todas as notícias publicadas nas 314 edições que compõem o jornal. O jornal apresenta-se também como uma das principais fontes de informação on-line da UBI, da Covilhã e da região.
Ao longo de seis anos, o Urbi foi o rosto do trabalho de várias centenas de estudantes de jornalismo e de outras tantas áreas que falaram sobre Universidade, cultura, cidade, região, desporto e tantos outros temas.