O salão nobre da autarquia covilhanense recebeu o secretário de Estado
MODCOM na Covilhã
Comerciantes com maior apoio

A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) trouxe à Covilhã Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. O representante do Governo espera trazer para o comércio regional três milhões de euros.


Por Eduardo Alves


Foram muitos os que venceram o frio e uma noite chuvosa, como a da passada sexta-feira, 17, e encheram o salão nobre da Câmara da Covilhã. O motivo assim o exigia e a oportunidade de falar directamente com um representante do Governo foi mais um motivo para a deslocação.
Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio veio à “cidade neve” apresentar o MODCOM, um programa pensado para o comércio tradicional e de proximidade. Serrasqueiro encontrou nos comerciantes da região uma plateia disposta a escutar as suas propostas. O secretário de Estado começou por elogiar a celeridade de todo o processo, para o qual os comerciantes podem concorrer até dia 30 de Março, e cuja resposta demora “pouco mais de 60 dias”.
Todo este dinheiro, “disponível nesta primeira fase” espera vir a apoiar a criação e melhoria de centro comerciais de proximidade, ou mesmo comerciantes que se queiram juntar em torno de um mesmo objectivo. Isto porque, “o comércio de proximidade tem de subsistir”, diz Serrasqueiro.
As candidaturas, que podem ser feitas a título individual, ou através das associações, pretendem ajudar na criação de uma marca específica, na melhoria das lojas dos comerciantes, das publicidades, do atendimento, entre outras opções. O secretário de Estado espera que “todos estes fundos sejam distribuídos”. Até porque, caso isso se venha a registar, “ o programa prevê uma segunda e terceira fase”.
Serrasqueiro adiantou ainda que “o comércio tem espaço para os diferentes formatos, estes devem substituir de maneira harmónica”. Uma alusão feita às grandes superfícies e às lojas asiáticas, pelos comerciantes locais. Nestes aspectos, o representante do Governo adiantou que o futuro dos pequenos comerciantes está “na reunião dos vários espaços e negócios em rede”. A criação de centrais de distribuição e o alargamento do leque de produtos “apenas apresenta benefícios”.
O Fundo de Modernização do Comércio “vai financiar este sistema de incentivos a projectos de modernização do comércio” garante o convidado da AECBP. Perante as questões de alguns comerciantes relativamente aos horários de trabalho e aos diferentes apoios do Estado, Serrasqueiro defendeu a ligação dos comerciantes, através das suas associações, às autarquias locais. As câmaras “devem também apoiar o comércio de proximidade”. Para além desta forma, o secretário de Estado defendeu também a criação de uma Unidade de Acompanhamento ao Comerciante. Este organismo, “que pode contar com o apoio do Estado”, deve funcionar nas associações comerciais e ligar o comerciante aos diferentes organismos, como câmaras municipais, entidades financeiras e outras. Os fundos a serem agora repartidos vão ser administrados pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).