Olímpico Jovem
Covilhã recebe 700 atletas

A Covilhã vai receber, nos dias 13 e 14 de Maio, a próxima edição do Olímpico Jovem. Um evento promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) que vai ter, este ano, a organização técnica da Associação distrital da modalidade, e o apoio da Câmara Municipal serrana.


NC / Urbi et Orbi

O Complexo Desportivo da Covilhã vai ser o palco da prova

A iniciativa, que se realiza com carácter anual, pretende simular a experiência de uns Jogos Olímpicos com jovens entre os 12 e os 17 anos, motivando-os para uma carreira no desporto de alto rendimento. Ao todo são 700 os atletas, de ambos os sexos, divididos pelos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, que participam no evento. Para além das provas, que decorrem, de forma ininterrupta, a partir do início da tarde de sábado, o evento conta ainda com um desfile olímpico e o respectivo juramento, à imagem do que fazem os atletas seniores nas Olimpíadas.
Segundo Fernando Mota, presidente da FPA, “trata-se de uma das mais importantes organizações do Calendário Nacional da Federação, uma vez que é uma mostra do trabalho desenvolvido pelas associações distritais”. Mota lembra ainda que “não há, actualmente, na Selecção Nacional, atleta que não tenha passado pelo Olímpico Jovem”, o que demonstra “a importância da prova na captação de jovens valores nacionais”.
O protocolo para a realização do Olímpico Jovem – 2006 foi assinado na última segunda-feira, 13, entre a FPA e a Câmara da Covilhã, que se compromete a tratar e suportar toda a componente logística como o alojamento e alimentação de técnicos e atletas. Os valores envolvidos no protocolo não foram divulgados mas, segundo Carlos Pinto, o apoio municipal foi bastante ponderado e poderá trazer benefícios para a cidade. O presidente da edilidade mostra-se confiante no sucesso da prova e manifesta o desejo de a Covilhã se tornar “num ponto de encontro para mais eventos deste género no futuro”.
Na mesma cerimónia que serviu para apresentar o Olímpico Jovem, a Federação atribuiu, ainda, à Câmara da Covilhã, um prémio pela organização do “Melhor Meeting de Atletismo de 2005” . Prova que, por escassez de meios, não se irá repetir este ano, mas que poderá regressar no próximo.