O carnaval de Manteigas vai contar com diversas actividades
Manteigas
Carnaval com mostra
de actividades e artesanato


Actividades económicas, artesanato, prova de queijo, rota gastronómica e um vasto programa musical. Este é o programa prometido pela Câmara de Manteigas para a XIII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato que vai decorrer entre 25 e 28 de Fevereiro na vila.


NC / Urbi et Orbi


O município de Manteigas, mais uma vez, não deixa escapar a oportunidade de dar a conhecer a região e a Serra da Estrela aos turistas que visitarem a vila, por altura do Carnaval. A XIII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato decorre entre os próximos dias 25 e 28 de Fevereiro em Manteigas e conta com um vasto programa cultural e com uma feira gastronómica, para além dos habituais expositores ligados às actividades económicas tipicamente regionais. “A ideia é que os turistas não fiquem limitados apenas às acções desenvolvidas pelos hotéis onde vierem a ficar hospedados”, realça José Manuel Biscaia, presidente da Câmara Municipal de Manteigas. Por isso, “a aposta na qualidade e na diversidade é uma evidência”. No primeiro dia da mostra, sábado, 25, o destaque vai para actuação de Tony Carreira, a decorrer pelas 22 horas no Pavilhão do Centro Cívico, que será seguida de um baile abrilhantado pelo conjunto musical F.B.I.. No dia seguinte, pelas 21 horas e 30, no mesmo pavilhão sobem ao palco a Filarmónica Portuguesa de Paris, a Orquestra de Sopros “Música Nova”, a Escola de Música da Banda Boa União e o Grupo de Música Popular “Os Narcisos”. Já no dia 27, segunda-feira, os cabeça de cartaz são os conceituados “The Gift”, não terminando a noite sem um baile de Carnaval, que ficará a cargo do grupo “Nova Forma”. O último dia do certame, 28, ficará marcado com um desfile de Entrudo, pelas 15 horas, animado pelo Grupo de Bombos de Santa Marta e Gigantones.
Paralelamente, na Praça Municipal do Concelho de Manteigas tem lugar a feira de actividades económicas e de artesanato propriamente dita. Serão cerca de 70 expositores, sendo que 30 ficaram de fora, por motivos de falta de espaço. E se o principal propósito da mostra é a venda de produtos e artesanato regionais, a autarquia não esqueceu a instalação de diversas instituições de ensino e de solidariedade social como formas de promover o município nestes níveis.
Para manter a tradição do Queijo Serra da Estrela, também não foi desprezada uma prova do tão afamado produto, no dia 28, pelas 10 horas da manhã. Ainda na tentativa de aguçar o apetite dos apreciadores dos manjares tradicionais, o certame tem ao dispor uma rota gastronómica. Cerca de 10 restaurantes da vila aderiram à iniciativa e prepararam para o efeito ementas regionais que podem ir dos nove euros e meio aos 26 euros e 50 cêntimos por pessoa.
José Manuel Biscaia adianta que o orçamento da feira se situa nos cem mil euros, “um valor considerável para uma Câmara em que o orçamento anual ronda apenas os cinco milhões de euros”. A entrada na mostra é gratuita, pelo que o edil manteiguense espera que o certame conte com perto de três mil visitantes, durante os quatro dias de festa.



Autarquia aposta na criação artística

No feriado municipal Manteigas vai contar com teatro e desporto

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Manteigas, a 4 de Março, a edilidade promove a arte de representar em palco e o desporto. Logo no dia 3 de Março, sexta-feira, o Grupo de Acção Teatral “A Barraca” apresenta o espectáculo “Felizmente Há Luar” de Luís Sttau Monteiro em duas sessões, a primeira às 15 horas e a segunda às 21 horas e 30, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas.
No dia seguinte, feriado municipal, todas as atenções vão estar centradas na conferência sobre “Avaliação da Serra da Estrela enquanto destino turístico”, por Margarida Costa Vaz, docente na Universidade da Beira Interior, a ter lugar no mesmo auditório, pelas 15 horas.
No domingo, dia 5 de Março, decorrerá a “XXIV Edição 12 Kms Manteigas-Penhas Douradas”, destinada a todos os amantes do desporto ao ar livre. A prova estará dividida em três escalões: o Escalão Turistas, consistindo numa caminhada onde o turista pode contactar com a natureza envolvente da Serra, parte às 9 horas da manhã, o Escalão BTT – Ciclo Turistas, em que o mesmo percurso é feito em bicicleta, sai pelas 10 horas e 15, e o Escalão Atletas, destinado a verdadeiros corredores, parte pelas 10 horas e 30. Os interessados em participar têm de pagar quatro euros, caso sejam turistas, e cinco euros, se forem atletas. O Edifício dos Paços do Concelho na vila é o espaço escolhido para a entrega de prémios, a decorrer pelas 15 horas.
E as iniciativas da autarquia não acabam por aqui. Com o objectivo de “estimular o aparecimento de novos artistas na região”, a Câmara está desenvolver a 7ª Edição do Concurso Literário e o XX Concurso Fotográfico de Manteigas.
No que concerne à competição literária, os participantes podem entregar os seus trabalhos inéditos até ao próximo dia 31 de Março. Os textos têm de ser obrigatoriamente em prosa na Língua de Camões, dactilografados a dois espaços em folhas de A4, em número de três exemplares e com o máximo de 15 páginas e mínimo de cinco páginas. Os prémios serão entregues a 20 de Maio deste ano, data que coincide com a “7ª Feira do Livro”.
Quanto ao Concurso Fotográfico, este está dividido em três categorias: “Manteigas e o Espaço Envolvente”, “(Re)cantos e Encantos” e “Rostos e Figuras”. Os concorrentes têm de apresentar fotografias a preto e branco ou a cores, no formato 20x30 sem margens, não se aceitando trabalhos de fotomontagem. A entrega de prémios tem lugar a 29de Abril de 2006.