Serra da Estrela
Reflorestação arrancou

No próximo ano a reflorestação das zonas ardidas na Serra da Estrela, na sequência dos incêndios do ano passado, deve estar concluída. Um total de 11 mil hectares que começaram a ser arborizados no Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, numa cerimónia em Manteigas que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.


NC / Urbi et Orbi

O processo de reflorestação vai durar mais de um ano

A intervenção, planeada pelo Parque Natural da Serra da Estrela, vai incidir sobretudo em três das áreas mais devastadas: Paços, Ribeira e Vide. O plano de recuperação de áreas ardidas está orçado em cerca de 600 mil euros e vai ser apoiado pelo Plano Operacional do Ambiente.
Os trabalhos já estão no terreno e no Dia Mundial da Árvore o projecto foi simbolicamente assinalado perto do Poço do Inferno, em Manteigas, com a plantação de mil carvalhos-negros.
A aposta passa mesmo por plantar folhosas, árvores menos combustíveis, como uma forma de prevenir. Mas o favorecimento de vegetação arbórea autóctone, a beneficiação da fauna silvestre e cinegética, através da criação de abrigos, e a aposta na diversidade constam igualmente no plano de reflorestação.
O documento do Parque Natural prevê também a instalação de oito estações meteorológicas automáticas na área abrangida e no que toca à água a criação de cinco piezómetros, a reactivação de estações hidrométricas e a recuperação de dez charcos de água e pequenas barragens, para apoio à fauna e flora. Os trabalhos vão decorrer este ano e no próximo.