A última reunião de Senado aprovou as reformulações das licenciaturas
UBI tem novo curso
Ciências farmacêuticas avançam

A reunião de Senado que teve lugar na passada quinta-feira, 30 de Março, colocou, em definitivo, a UBI no Processo de Bolonha. Ao todo, 18 licenciaturas foram reformuladas e surge um curso completamente novo.


Por Eduardo Alves


Todas as unidades científicas da instituição covilhanense vão ter licenciaturas a funcionar segundo o previsto no Processo de Bolonha. Ao todo, são 18 os cursos que no próximo ano lectivo de 2006/2007 vão avançar na UBI já com as novas regras e ciclos de ensino.
As decisões destas propostas foram enviadas na passada sexta-feira, 31 de Março, dia limite para esse efeito, à Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), organismo que vai agora analisar as propostas de reformulação e dar luz verde às mesmas. Isto para que, no próximo ano lectivo, as referidas licenciaturas funcionem já segundo as regras de Bolonha. Das 31 licenciaturas ministradas na UBI, 18 vão agora estar divididos em dois ciclos de ensino diferentes. Três anos para se obter o grau de licenciatura e mais dois anos, complementares, para se alcançar o grau de mestre.
De entre as 18 licenciaturas que vão avançar para este plataforma, Engenharia Química e Psicologia optaram também pelo modelo de estudos integrados. Esta forma de estudo prevê que os alunos destas licenciaturas, ao entrarem na UBI, realizem um total de cinco anos de estudos. No final dos primeiros três, ou quando totalizarem 180 unidades de crédito, é-lhes conferida a licenciatura. Todavia, os dois anos seguintes, que lhes vão conferir o mestrado, estão já integrados na licenciatura, e os alunos passam para esse segundo ciclo, de forma directa. Ou seja, no final de cinco anos, o aluno destas licenciaturas termina os dois ciclos de ensino, que estão interligados e fica com o grau de mestre.
Quem também vai abraçar este modelo é o novo curso que surge já no próximo ano lectivo. A UBI vai avançar com Ciências Farmacêuticas. A proposta para este curso também foi já entregue na DGES e espera agora luz das entidades competentes. Segundo os representantes da instituição, a Ordem dos Farmacêuticos exige um período lectivo, para este curso, não inferior a cinco anos. Desta forma, a UBI vai avançar com o Ciências Farmacêuticas, nos moldes de ciclo de estudos integrados. Os futuros alunos estudam durante cinco anos e no final, saem da UBI com um mestrado.
Manuel Santos Silva, reitor da instituição de ensino, com sede na Covilhã lembrou que “a UBI é pioneira, a nível nacional, neste passo”. Um avanço que segundo este responsável que se deve essencialmente, “a todo um trabalho prévio que tem vindo a ser feito”. Para o reitor, “a UBI é uma das universidades que está melhor preparada para responder a este desafio já no próximo ano lectivo”. De entre as várias condições referidas, os responsáveis destacam o facto de “mais de 50 por cento do corpo docente da UBI ter o grau de doutor, a instituição estar servida de todas as infra-estruturas necessárias, como laboratórios, bibliotecas e um excelente índice de computador por aluno”.
Santos Silva salienta ainda o facto de todo este processo ser “uma mudança de paradigma no ensino superior”. Uma ideia que está baseada na tipologia de ensino defendida por Bolonha, onde o aluno estará no centro de todo o processo de aprendizagem. O Processo de Bolonha surge em 1999 com 45 países a aderirem a este projecto. Até 2010, todas as universidades dos Estados membros devem adequar as suas licenciaturas a este formato. Os alunos podem depois obter equivalências em todos os estabelecimentos e completarem os seus ciclos de estudos, em diferentes instituições.