First Impressions of Earth


The Strokes

Por Fábio Pereira

Cinco anos após o lançamento de “Is This It”, os nova-iorquinos The Strokes confrontam o mundo com as suas “First Impressions of Earth”. Pois a Terra, está diferente. Não é uma Terra unicamente abalada pelos acordes de “Is This IT”, é uma figura geometricamente redonda onde as guerras são ateadas pelo terrorismo, o petróleo vale mais que o próprio sangue e os governos eclipsaram-se. Com tudo isto, o rock meteu-se ao barulho com guitarras alinhadas e letras incómodas, porque a Terra está diferente. As “First Impressions of Earth” dos The Strokes é assim como o resultado de um hipotético relatório institucional, que peca por ser lançado tão tardiamente. Ou não…
“First Impressions of Earth”, o terceiro álbum da banda mais cool de Mannhattan, contempla dois momentos bem diferentes dentro do mesmo registo. Para os decifrar é necessário mais do que a obrigatória apropriação dos discos anteriores. É igualmente necessária a arte de pesquisar com facilidade no baú de discos do progenitor. Discos que nos conduzem às influências que são trazidas da intelectualidade CBGB, que conheceu nos Talking Heads, Television ou Patti Smith alguns dos seus pontos proeminentes.
Os The Strokes souberam importar do seu álbum primordial, “Is This It”, aquela áurea mais nova-iorquina, mais trendy, racionalmente desajeitada, com refrões eternos de se berrar com o copo na mão, num intervalo de uma cavaqueira de ocasião. Nessa racionalidade desajeitada englobam-se temas como “You Only Love Once”, “Razorblade” ou “”Vision of Division”.
Só que num mundo sonoro feito de impressões, temas como “On The Othe Side”, “15 Minutes” e “Ize Of The World” entregam-nos a outros imaginários. Ora mais ácidos, ora mais sufocantes. Em que provavelmente, o criador-mor dos The Strokes, Julian Casablancas, tentou algo menos convencional, com perguntas naturais sobre a condição do Homem neste inicio de século.
“Heart In A Cage” ou “Electricityscape” são sinónimo disso mesmo, temas onde apoteóticas guitarras eléctricas desviadas de um rock mais tradicional gritam como que sufocadas por um mundo onde a confusão e mediocridade reina.
“First Impressions of Earth” é assim um álbum que nos retrata o estado actual do mundo através de canções carregadas de sentimento, pois não fosse este um álbum feito de impressões de uma Terra que já poucos conhecem. Rasgando expectativas e conceitos os The Strokes lançaram este magnifico álbum numa altura em que o acordar pode já ser tardio.