Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O professor Pinto Peixoto será homenageado pela UBI

Pinto Peixoto homenageado pela UBI

No próximo dia 6 de Dezembro terá lugar na UBI um colóquio/homenagem ao professor doutor José Pinto Peixoto, que pretende assinalar a passagem do 10º aniversário do seu falecimento, numa iniciativa conjunta entre a UBI e a Casa de Cultura professor doutor José Pinto Peixoto.

> Urbi

O colóquio que visa homenagear o professor Pinto Peixoto abordará as grandes áreas de intervenção do cientista beirão, nomeadamente as alterações climatéricas, a gestão da água e do ciclo hidrológico e informação e comportamentos emergentes, que contará com as participações de Fernando Carvalho Rodrigues, de Filipe Duarte dos Santos e de Charles Allen Buchanan, Jr. A sessão contará, igualmente, com as intervenções de Alfredo Barbosa Henriques, Paulo Moniz, António Viterbo, Maria Solange Leite e António Tomé, encerrando com “Pinto Peixoto: O Homem e a Obra”, por João Alexandre Medina Corte-Real.
No dia 7, a homenagem prossegue com a celebração de uma eucaristia às 12 horas, na igreja da Miuzela, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Tomás da Silva Nunes.
José Pinto Peixoto, Professor, físico e meteorologista faleceu no dia 6 de Dezembro de 1996, durante uma delicada intervenção cirúrgica. Presidente da Academia das Ciências e do Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, o Prof. Doutor Pinto Peixoto contava 74 anos e era considerado um dos mais reputados cientistas mundiais nos domínios das Ciências da Atmosfera, das Teorias do Clima, da Hidrologia e da Termodinâmica (Axiomática e Conexão com a Teoria da Investigação).
Associam-se à homenagem a Pinto Peixoto várias entidades, nomeadamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, a Academia das Ciências de Lisboa, as Universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto de Meteorologia, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Instituto Geofísico.


O professor Pinto Peixoto será homenageado pela UBI
O professor Pinto Peixoto será homenageado pela UBI


Data de publicação: 2006-11-14 00:00:14
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior