Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O presépio ocupa uma vasta área em frente à Câmara Municipal de Murça

Murça: Espírito natalício

A missa do galo, o presépio, a fogueira, o bacalhau e as rabanadas, são alguns dos elementos que fazem parte da tradição da vila da Vila de Murça neste período.

> Lília Carvalho
> Andreia Carvalho

A época de Natal é para ser vivida em família e em Murça , concelho do distrito de Vila Real em Trás-os-Montes, esta máxima é levada a sério e praticada. Neste concelho Transmontano, o espírito natalício reside em cada casa onde as pessoas estão unidas.
Pronto para o Natal há mais de uma semana, o grande presépio está montado em redor do Pelourinho, frente à Câmara Municipal, com figuras em tamanho real e verdadeiros animais. O presépio ganhou esta dimensão há cerca de 8 anos, embora anteriormente já se fizesse, mas em tamanho mais reduzido.
A nível gastronómico, o bacalhau, cozido com couve e batatas, aviva a tradição natalícia. Na noite de 24 realiza-se a tradicional Missa do Galo na Igreja Matriz de Murça, bem como uma enorme fogueira com grandes toros de madeira, à volta da qual se reúne grande parte dos habitantes do concelho, como conta Maria Martins Pacheco, murcense. À noite, depois da missa e do momento de convívio “à roda da fogueira”, é tempo de troca de presentes nas respectivas residências. “O melhor da noite de Natal é estar com a família e a troca as presentes”, revela Maria de Lurdes Garcia de uma loja de pronto-a-vestir. Os pastéis de bacalhau, o polvo frito, o peru, bolo-rei, aletria e as rabanadas ocupam as mesas de Natal em Murça no dia 25. Mas há ainda quem lhes junte os produtos típicos da região, como as queijadas e o toucinho-do-céu , confessa Maria Isabel Alves, proprietária de um estabelecimento na vila.O convívio entre os membros da própria família é, sem dúvida, o mais importante para as pessoas desta região.


O presépio ocupa uma vasta área em frente à Câmara Municipal de Murça
O presépio ocupa uma vasta área em frente à Câmara Municipal de Murça


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior