Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Dois projectos da UBI conquistaram os primeiros lugares deste concurso nacional

Alunos da UBI vencem Criar 08

O concurso nacional “Troféu Criar 08”, lançado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis), em parceria com a Liberty Seguros, foi ganho pelo projecto “Doctor Help”. A investigação feita por dois alunos de Engenharia Informática da UBI conseguiu o primeiro lugar. A segunda posição foi para o projecto “Sky Pilot”, também desenvolvido por alunos da UBI.

> Eduardo Alves

Os dois primeiros lugares do Troféu Criar 08 vêm para a Covilhã, mais propriamente para a UBI. Os resultados deste concurso lançado pelo Parkurbis e pela Liberty Seguros foram conhecidos ontem, 20 de Outubro, no decorrer da sessão solene do Dia da Cidade da Covilhã.
João Casteleiro e Nuno Nobre, dois licenciados em Engenharia Informática pela UBI que desenvolveram o “Doctor Help” foram os vencedores do “Criar 08”. O projecto destes dois jovens foi premiado com um prémio de 20 mil euros. O “Doctor Help” é um software capaz de analisar as imagens do intestino humano, recolhidas por uma microcâmara, e detectar pólipos e hemorragias nocivas para a saúde. Com este programa informático, “é dado um salto enorme nesta área”, explica um dos dois premiados. Este projecto “consistiu na construção de um sistema capaz de detectar pólipos, úlceras e hemorragias em vídeos realizados ao aparelho digestivo e surge aliado ao aparecimento de uma nova tecnologia no mundo, a denominada “cápsula” que é agora utilizada na realização de endoscopias digestivas”, explica João Casteleiro. Surgiu assim o “Doctor Help”, precisamente porque o objectivo principal passa por “ajudar e facilitar o trabalho dos médicos”.
Um projecto que saltou dos computadores e das teorias destes dois alunos, “muito pela ajuda do serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar da Cova da Beira e do professor Luís Alexandre, do Departamento de Informática da UBI”, directamente para o terreno e para a aplicação prática do programa. “A nossa motivação surge nessa informação, pois o vídeo resultante pode ser bastante longo para que um médico possa perder tempo a visualizá-lo na totalidade, assim, desenvolvemos um software capaz de interpretar o vídeo e identificar zonas suspeitas, isto é, zonas com potencial aparecimento de patologias (úlceras, hemorragias e pólipos)”, adiantam.
O projecto que começou a ser desenvolvido na UBI há cerca de dois anos tem conhecido bastante relevância no meio científico. Um facto que vem agora ainda a ser mais sublinhado com a conquista do primeiro lugar no Troféu CRIAR 08. Um concurso lançado pelo Parque de Ciência e Tecnologia e pela Liberty Seguros que abarcou diversas universidades e institutos portugueses. Por entre os muitos projectos participantes foram seleccionados para concurso 60 investigações. De entre destas, as duas melhores são de alunos da UBI.
O segundo lugar do concurso foi direito para o “SkyPilot”. Um projecto realizado por dois alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI e que tem como objectivo principal “desenvolver software para utilização em aeronaves, de forma a auxiliar os pilotos e inclusive, a substituir estes”. O projecto está agora a ser aprofundado mas já foi testado em algumas das suas vertentes. Ângelo Rúben da Cruz Claro, um dos mentores do “SkyPilot” garante para breve mais novidades. Os dois autores deste software e segundos classificados no concurso ganharam um prémio de 10 mil euros.


Dois projectos da UBI conquistaram os primeiros lugares deste concurso nacional
Dois projectos da UBI conquistaram os primeiros lugares deste concurso nacional


Data de publicação: 2008-10-21 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior