Voltar à Página da edicao n. 474 de 2009-02-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 474 de 2009-02-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

“Trabalhamos para os estudantes da UBI”

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – A acção social, uma área fundamental que tão poucas vezes é referida  lembrada, como está o vosso trabalho nesse campos?
João Rey –
Neste momento estamos a promover um conjunto de inquéritos sobre a qualidade dos mais variados serviços. Cantinas, refeições, bolsas, residências, tudo será avaliado e os resultados analisados e enviados às pessoas certas, nos momentos oportunos. Neste campo, gostaria de sublinhar muito daquilo que é feito, por diversas razões, é feito sem grande exposição, sem grande conhecimento para a comunidade em geral.
Esta é também uma maneira de estar desta direcção, que passa por tratar das coisas nos sítios certos e sem dar grandes ecos disso. Trabalhamos, sobretudo, para os estudantes da UBI. Coordenamos as coisas até elas acontecerem e de modo a que os resultados sejam os melhores.

Urbi@Orbi – Todas essas actividades, todas essas áreas levam à criação de pontes entre os estudantes e academia, pelo menos assim deveria acontecer. A preocupação de estar junto dos alunos e abrir novas vias de contactos também está a ser ponderada?
João Rey –
Neste aspecto estamos a tentar abrir as portas da “Casa Azul”, a todos. Não só aos alunos, mas também a todos os que se interessem pelas nossas actividades. O propósito é o de conseguir reunir em torno da AAUBI o maior número de pessoas e dar a esta academia uma visibilidade nacional. Desta forma podemos também fazer com que reconheçam as nossas qualidades.

Urbi@Orbi – Uma das marcas que também diz estar empenhado em deixar na AAUBI é a ligação desta com os núcleos de estudantes. Como é que tem colocado esta ideia em prática?
João Rey –
Temos já dois cursos previstos para os dirigentes dos núcleos, que são os de Liderança e de Tesouraria. Aqui vão aprender algumas formas de terem as suas contas em ordem, porque isso é importante para a associação não ser penalizada; e também mostrar às pessoas formas de estar no associativismo. Com estas actividades queremos fazer uma aproximação dos novos alunos à “Casa Azul”.
Para além de tudo isto, já no ano passado, os núcleos participaram de forma activa na Recepção ao Caloiro e este ano vão estar ligados à Semana Académica e também à Recepção ao Caloiro. Eles vão tomar parte directa nos eventos como elementos da academia e vão mostrar-se a um nível importante. Vejo os núcleos como um “parlamento” da associação. A direcção da AAUBI tem de ouvir as suas preocupações e as palavras deles trazem questões muito mais objectivas que as nossas, onde temos de pensar a UBI como um todo.

Urbi@Orbi – Relativamente ao programa da Semana Académica o que é que pode já adiantar?
João Rey –
Posso apenas adiantar que conseguimos finalmente que, para este evento, os contratos que temos com uma série de entidades fossem todos melhorados. Para além deste facto há também a salientar que foram racionalizados todos os custos e temos, mesmo assim, um bom painel de eventos que vão marcar o evento pela positiva.
Esta vai ser uma Semana Académica marcada, totalmente, pelas bandas portuguesas. O cartaz, que será tornado público muito brevemente é composto apenas por grupos lusos e tem um custo aproximado de 30 mil euros. Mas este é um projecto que se irá pagar a si próprio, uma vez que estamos com as receitas pensadas e optimizadas para isso.

Os meus colegas estão sempre em primeiro

Perfil de João Rey

Pretendemos dar uma dimensão nacional a esta academia



"Muito daquilo que é feito não passa para a comunidade"


Data de publicação: 2009-02-17 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior