Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O projecto foi desenvolvido por docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI

UBI continua a criar para a Texas Instruments

A parceria da UBI com Texas Instruments (TI) iniciada em 2007, irá prosseguir a convite de Robert Owen, responsável pelo University Programme da TI, com a elaboração de um conjunto de conteúdos didácticos destinados a apoiar a formação na área dos microprocessadores, na sequência da visita daquele responsável à Universidade da Beira Interior.

> Urbi

Os docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica envolvidos nesta parceria, Pedro Dinis Gaspar, António Espírito Santo e Bruno Ribeiro veêm agora o trabalho decorrente do projecto de um ano com esta multinacional da indústria do silício ser por ela distribuído mundialmente. Da equipa de trabalho fazia ainda parte o falecido engenheiro Humberto Santos, que não presenciou a finalização do trabalho.
O projecto de parceria entre as duas instituições teve como objectivo o desenvolvimento de conteúdos destinados a auxiliar formadores e professores do ensino médio e superior no domínio dos microcontroladores e sistemas embebidos.
Os materiais didáctico/pedagógicos incluem as componentes teórica e laboratorial. O conteúdo é composto por manuais e apresentações, questionários de avaliação e programas (em linguagem C e Assembly) de aplicação ilustrativos, desenvolvidos de forma académica e tecnicamente detalhada. É composto por módulos dedicados a aspectos específicos do microcontrolador MSP430, e inclui descrições detalhadas de como usar a grande variedade de periféricos que este dispositivo possui.
Um guia de projecto passo-a-passo fazendo uso das diferentes ferramentas de desenvolvimento de software, com instruções sobre a utilização das ferramentas de hardware disponíveis para a realização dos exercícios de laboratório, é também incluída.
A relevância da literatura é reconhecida internacionalmente, tendo os materiais desenvolvidos sido alvo de revisão a nível mundial por duas dezenas de professores de instituições universitárias, particularmente dos Estados Unidos da América, Alemanha, Inglaterra, Brasil, México, Índia, Turquia e Israel.
Além disso, os conteúdos didácticos podem ser utilizados pelos interessados ou estudantes como guias de auto-aprendizagem.
O trabalho é distribuído pela TI em suporte digital, a nível mundial, livre de custos, projectando deste modo o nome da Universidade da Beira Interior.
A literatura "MSP430 MCU Teaching ROM: MSP430 Microcontrollers Essentials" pode ser solicitada electronicamente através da página oficial do projecto.


O projecto foi desenvolvido por docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI
O projecto foi desenvolvido por docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI


Data de publicação: 2009-04-14 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior