UBI recebe estrutu...
Home UBI
UBI recebe estrutura de apoio aos estudantes internacionais

Urbi em quarta, 14 de dezembro de 2022

O Polo do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

A UBI acolhe atualmente um total de 1.378 estudantes internacionais
A UBI acolhe atualmente um total de 1.378 estudantes internacionais

Uma parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã vai dar origem à criação de uma estrutura de apoio exclusivamente direcionada para o universo de estudantes internacionais da academia, que podem ter informação, mediação e apoio gratuito. Com a designação de Polo do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), vai funcionar no Gabinete de Internacionalização e Cooperação (Polo I).

A criação desta valência surge no âmbito da série de mecanismos internos promotores de inclusão que têm sido implementados pela Vice-Reitoria para a área da Responsabilidade Social, abrangendo os alunos da instituição, nacionais ou estrangeiros.

Com o CLAIM, os alunos internacionais, que atualmente ascendem a perto de 1.400, terão apoio na resolução de vários procedimentos que lhes são exigidos.

O CLAIM fará um atendimento personalizado, contando com a colaboração de um técnico com habilitações e competências para o efeito. O funcionamento será quinzenal, na primeira e terceira segundas-feiras de cada mês, no horário das 14h00 às 17h00.

A UBI acolhe atualmente um total de 1.378 estudantes internacionais, número que inclui os estudantes do programa de mobilidade ERASMUS.

Estes alunos são provenientes de quatro continentes e representam 50 nacionalidades: Alemanha, Angola, Argélia, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Egipto, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Gama ,Guiné, Guiné-Bissau, Índia, Israel, Irão, Iraque, Itália, Jamaica, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, México, Moçambique, Moldávia, Nigéria, Países Baixos, Paquistão, Polónia, República Dominicana, Roménia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Sérvia, Síria, Timor Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

GeoUrbi
GeoUrbi: UBI recebe estrutura de apoio aos estudantes internacionais