Docente da UBI na ...
Home UBI
Docente da UBI na comissão que estuda a localização do futuro aeroporto de Lisboa

Urbi em quarta, 14 de dezembro de 2022

Jorge Reis Silva faz parte do Departamento de Ciências Aeroespaciais e foi indicado pela Academia de Ciências de Lisboa.

Jorge Reis Silva é docente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI
Jorge Reis Silva é docente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Jorge Reis Silva, é um dos peritos da área da aeronáutica convidado a integrar a Comissão de Acompanhamento dos trabalhos da Comissão Técnica Independente que vai contribuir para a escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa. A Comissão de Acompanhamento é composta por representantes de entidades relacionadas com a futura infraestrutura, seja pela sua localização, pela atividade económica ou pela vertente técnico-científica.

O convite ao docente partiu do Presidente da Academia de Ciências de Lisboa e espera-se que Jorge Reis Silva, entre outras funções, e com os seus pares, acompanhe o desenvolvimento e aprecie as conclusões dos trabalhos da Comissão Técnica Independente.

Jorge Reis Silva é especialista em diversos temas do setor aeronáutico, lecionando as unidades curriculares de “Gestão de Projetos Aeronáuticos”, “Segurança de Voo”, “Economia e Gestão do Transporte Aéreo”, e “Operação de Aeronaves. É Engenheiro de Sistemas Marítimos de Eletrotecnia e Telecomunicações (ENIDH – Escola Náutica Infante D. Henrique, Oeiras), Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (Instituto Superior Técnico) e Doutor em Transportes, também pelo IST.

Carlos Mineiro Aires, por via do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, preside ao grupo alargado que integra elementos de autarquias, ensino superior, turismo, ambiente, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento regional, engenharia, economia e justiça.

A Comissão Técnica deverá estudar as várias localizações que têm sido sugeridas ao longos dos últimos anos, mas, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros de 14 de outubro último, é dada a “possibilidade de serem estudadas e avaliadas outras opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa, desde que tecnicamente fundamentadas”.

Os trabalhos da Comissão de Acompanhamento arrancaram esta terça-feira, 13 de dezembro.

GeoUrbi
GeoUrbi: Docente da UBI na comissão que estuda a localização do futuro aeroporto de Lisboa