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Covilhã de olho na Tesla
Ricardo Fernandes · quarta, 21 de dezembro de 2016 · Região O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, já promoveu contactos junto do Governo e da empresa para apresentar uma candidatura forte e demonstrar as vantagens competitivas que a cidade pode oferecer. |
A fábrica inaugurada no Nevada é alimentada por fontes de energia renováveis. Fonte da imagem: movimento "Bring Tesla Gigafactory to Portugal". |
21960 visitas O anúncio aconteceu na discussão sobre o Programa Nacional para a Coesão Territorial. Vítor Pereira disse publicamente que a Covilhã está disposta a acolher a Gigafactory caso o fabricante de automóveis eléctricos queira replicar em Portugal a instalação fabril de grandes dimensões que inaugurou nos Estados Unidos, no Nevada. A Covilhã junta-se assim às cidades de Viana do Castelo, Aveiro, Guarda e Évora, entre outras, na disputa desta unidade industrial. Para o adjunto do presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, a cidade apresenta maiores potencialidades de investimento e competitividade em relação a outros municípios e “é esse trabalho de diplomacia económica que tem sido feito”. Fazendeiro destaca ainda que o trabalho de promoção acontece não apenas junto da Tesla mas, também, de outras empresas para promover as vantagens que a região e a Covilhã, em particular, apresentam. A corrida à Gigafactory começou em Novembro, quando a Tesla Motors, pela voz do CEO, Elon Musk, anunciou a construção de uma nova fábrica na Europa, em local a definir. O presidente da associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), Henrique Sánchez, realça alguns factores que poderão ser decisivos para a escolha de Portugal. Desde o anúncio de Elon Musk que surgiram vários movimentos on-line para atrair o CEO da Tesla Motors. No entanto, nenhum angariou tantos seguidores como o movimento #gigainportugal. Ainda segundo um comunicado enviado por um porta-voz da Tesla Motors, a empresa começará em 2017 a procurar locais para a instalação da fábrica. Apesar de não partilharem mais informações, há interesse em construir uma unidade mais próxima dos mercados e das matérias-primas que alimentam as baterias e automóveis eléctricos produzidos. |
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