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Defendida tese de Doutoramento em Design de Moda
Rafael Mangana · quarta, 18 de novembro de 2020 · @@y8Xxv João Alberto Baptista Barata é o autor da tese: “Estudo da influência dos contextos na criatividade dos Designers de Moda da Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa”. |
Defesa teve lugar no passado dia 10 de novembro. Foto: Benilde Reis |
22011 visitas João Alberto Baptista Barata, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, defendeu no passado dia 10 de novembro a tese de Doutoramento com o título “Estudo da influência dos contextos na criatividade dos Designers de Moda da Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa”. A tese – um trabalho em parceria entre a UBI e a Universidade do Minho – obteve a classificação de “Aprovado com distinção”. Teve como orientador Rui Alberto Lopes Miguel e como co-orientadora Susana Garrido Azevedo. “O fruto do design de moda, criativo, posteriormente implementado como bem ou serviço comercial pelas indústrias do Sector do Têxtil e do Vestuário Português, é um pilar estruturante naquilo que, atualmente, se considera uma vantagem competitiva para as organizações do referido Sector. A ATP tem colocado os tópicos da criatividade e da inovação entre os destaques das ferramentas capazes de assegurar a sustentabilidade e prosperidade organizacionais”, pode ler-se no resumo do trabalho apresentado. “Se a teoria da área indica que a criatividade dos designers de moda (designers de vestuário e debuxadores), que laboram nas empresas portuguesas, pode ser influenciada, potenciada ou inibida por vários contextos que rodeiam referido designer, e se a inovação é a implementação bem sucedida de uma resposta criativa, a conclusão lógica é a de que, a fim de uma empresa inovar, tem que ter respostas criativas por parte dos seus designers”, refere o mesmo resumo. “O foco desta investigação é compreender como é que a criatividade dos designers de moda que trabalham na ITV-Pt é influenciada pelos contextos circundantes e, com esse conhecimento, desenhar um esquema das referidas influências para dilatar o conhecimento académico e industrial; no último caso, com vista às boas práticas capazes de potenciar a criatividade dos designers de moda”. “A revisão da literatura e dos estudos empíricos destacou um largo número de variáveis passíveis de influenciar a criatividade dos designers de moda e, afim da redução do número de itens para a elaboração de um questionário dirigido a uma amostra deste universo, procedeu-se ao método Delphi, com a opinião de um grupo de especialistas (n=12). A informação quantitativa, recolhida pela resposta de 114 designers de moda (n=114), posteriormente trabalhada estatisticamente, permitiu alcançar o objetivo e, com isso, contribuir para a informação específica na área do design de moda industrial em Portugal”, conclui. |
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