.


 

.


I LIGA - 21ª JORNADA
Benfica relança discussão
do título

Sporting escorrega na Amadora. Porto treme frente ao Rio Ave. Benfica aproveita e recupera terreno perdido. O Campeonato está relançado.

O Benfica volta a complicar as contas daqueles que previam uma luta a dois pelo título da I Liga. Colocou-se em situação privilegiada na disputa do campeonato, aproveitando bem os deslizes de Porto e Sporting para se aproximar dos lugares cimeiros. Motivados, talvez, pelos empates de dragões e leões, os pupilos de Jupp Heynkes tiveram na segunda-feira, 14, um bom desempenho frente a um Vitória de Setúbal frágil e defensivamente ingénuo.
O resultado (1-2) peca apenas por escasso, o que castiga a ineficácia do sector atacante das águias. Nuno Gomes e Kandaurov demonstraram, mais uma vez, enormes dificuldades naquilo que se lhes pede: finalizar, marcar golos. O ponta-de-lança português desperdiçou uma mão cheia de ocasiões flagrantes que poderiam ter levado o Benfica à goleada. Apontamento positivo para o jovem Maniche que, mais uma vez, carregou a equipa, marcou o golo da vitória e ainda viu ser-lhe anulado um outro.
Na Amadora o Sporting vacilou. Não foi capaz de pôr em campo o bom futebol que vinha praticando nos últimos encontros. O Estrela fechou todos os caminhos para a sua baliza e, se bem que não deixou o Sporting jogar, também é verdade que não fez muito para alterar o rumo dos acontecimentos.
O Sporting perdeu assim a oportunidade de se colocar na posição de líder da I Liga, uma vez que também o Porto tropeçou em Vila do Conde. O Rio Ave, equipa orientada por Carlos Brito, chegou aos 82 minutos com uma vantagem de dois golos que poderia ter sido mais ampla. Fernando Santos mexeu na equipa. Chaínho e Clayton entraram. Deram outra mobilidade ao meio-campo e ataque e, com alguma paciência, Domingos faz dois golos em dez minutos. A estrela do jogo seria, porém, Hugo Henrique, autor dos dois tentos do Rio Ave e uma constante dor-de-cabeça para a defesa portista.

Leiria vence no Bessa

O Vitória de Guimarães, quarto classificado, perdeu mais uma hipótese de chegar aos primeiros, ao ser derrotado pelo Gil Vicente em Barcelos. Num jogo em que nem Edmilson nem Brandão tiveram inspiração suficiente, Casquilha, extremo-esquerdo do Gil, marcou o golo, solitário e polémico.
O União de Leiria, classificado abaixo da linha de água, conseguiu subir na tabela à custa do Boavista. A equipa da cidade do Lis, orientada por Manuel José, foi ao Porto derrotar a formação do Bessa com um golo de Duah, e complicar a luta dos boavisteiros por um lugar europeu. O Boavista fica, assim, a três pontos do Guimarães e mantém o quinto lugar graças à derrota do Marítimo em Faro (1-0).
Num jogo parco em qualidade e audiência, Alverca e Belenenses empatam a um golo e mantêm a classificação na tabela. Filgueira do Belenenses e Ramires, pelo Alverca, marcaram os golos da tarde tendo o médio da equipa ribatejana sido considerado o melhor em campo. O Santa Clara é que parece não encontrar o caminho das vitórias e, pela oitava vez, empatou comprometendo a permanência na I Liga. O jogo foi com o Salgueiros nos Açores, e ninguém marcou golos.
De salientar ainda nesta competição, a goleada imposta pelo Sporting de Braga ao Campomaiorense (4-1) no Estádio 1º de Maio. O avançado bracarense Taílson foi a estrela da noite. Marcou o primeiro golo e fez a assistência para mais dois.

Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda