.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição n.º 3 - 22 a 28 Fevereiro 2000


 


2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31


Novas licenciaturas aprovadas pelo Senado
Design na Carpinteira

 Desta já é oficial e definitivo. Os novos cursos de Licenciatura em Design, a leccionar no Pólo Ernestro Cruz da UBI já no próximo ano lectivo foram aprovados pelo Senado da universidade. São estes Design Multimédia, e Design Têxtil e do Vestuário. Aos novos cursos juntam-se ainda os de Português-Inglês e Português-Espanhol, ambos da via ensino, aprovados na mesma sessão. Mais novidades são os cursos de Complemento de Formação em Educadores de Infância, Ensino Básico e Música.

 


Engenharias a favor, Ciências Humanas contra
Os prós e os contras
do novo calendário

O vice-reitor Luís Carrilho explica nesta edição do Urbi as virtudes do novo calendário escolar, que tem vindo a defender. Mas os seus críticos, especialmente os do pólo de Ciências Sociais e Humanas, é que não estão convencidos. Os professores José Manuel dos Santos e Luís Lourenço contam porque não concordam com o novo figurino.

Cartoon

 
Fred


Desemprego entre licenciados ronda os 10 por cento
No jobs for the boys

O desemprego entre licenciados subiu 44 por cento no último ano, dados que não deixam de preocupar os alunis da UBI, atentos a um mercado cada vez mais competitivo e onde as boas oportunidades escasseiam. Muitos, ponderam já a hipótese de se fixar no Interior, onde o mercado para profissionais qualificados não está tão saturado. O IEFP e o Centro de Estágios da universidade têm procurado, com algum sucesso, ajudar os recém licenciados na procura de um primeiro emprego.

A partir de 2001
Taxímetros obrigatórios

Os taxistas têm obrigatoriamente de instalar, até 2001, taxímetros nas viaturas que conduzem. Até agora, pelo menos na Covilhã, o preço das corridas era determinado a olhómetro, um método que suscita naturais desconfianças nos clientes. Apesar de não haver dados fidedignos sobre os efeitos da entrada em vigor da lei - se os preços vão subir ou descer - o público encara-a com satisfação.


Bolsas Fulbright apresentadas na UBI
Passaporte para o novo mundo

"It is a modest program with an immodest aim". As palavras são do já falecido senador americano William Fulbright, criador do programa internacional de intercâmbio a que deu nome e que foi hoje apresentado na Universidade da Beira Interior pelos seus representantes nacionais.

.

 
Cineclube pode voltar à Covilhã

O CCUBI pode voltar a exibir bom cinema na Covilhã. É que decorrem negociações para a realização de duas sessões na renovada sede do GICC, na Rua da Trapa. É certo que, apesar da boa vontade das partes envolvidas, ainda não está concretizada a forma como virão a partilhar o espaço. Em estudo está ainda a possibilidade de realizar sessões no Fundão e Tortosendo. Uma fartura de filmes.

Santa Comba quer museu do Estado Novo

Manuel Maria Carrilho admitiu, durante uma visita a Santa Comba Dão, terra natal de Oliveira Salazar, que o ministério que tutela poderá vir a apoiar a criação de um Museu do Estado Novo. Câmara e Ministério da Cultura, que estão a estudar essa possibilidade, não têm ainda a certeza da existência de um espólio que justifique o museu.

Festa rija: promete o Carnaval da Neve da Covilhã

Novo túnel da Serra da Gardunha em estudo


Filipa Pais canta música tradicional portuguesa na Guarda


Lisboa ganha prémio mundial de ambiente no Japão

União Europeia pode receber 12 novos membros em 2003

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda