.


.

 


Edmundo Cordeiro


O espaço mediático

Passei uma semana fechado num quarto de hotel, vamos supor que é mais ou menos assim, e à noite, cansado, às vezes ligava a televisão, e saltava de canal em canal, só fazia isso, saltava por vários canais de televisão europeus e um americano, era tudo igual, tudo igual em cada um ser como o outro e um bocadinho menos e um bocadinho mais. Era o mesmo espaço, o espaço mediático, estava-se mesmo a ver. De manhã acordava a pensar: ontem à noite passei um bocado pelo espaço mediático, fascinante! (Pensei também: não há ninguém que goste de ver isto ou ouvir isto, não há ninguém que queira ver ou ouvir isto. É fascinante, mas quem é que quer lá estar, quem é que quer ir para lá, quem é que se pergunta antes de ir para lá: queres ir para o espaço mediático?) Isto é fascinante, hipnotiza, caramba, só pode ser isso, hipnotiza mesmo antes de lá se estar, assim ninguém se pergunta, e o espaço mediático transborda, sobe pela areia acima, apanha uma pessoa distraída, molha-a toda, faz isso a quem só quer molhar os pés… (É por isso que está tanta gente agora, neste momento, a ver isto. Por isso. Hipnotizados, distraídos, como eu, apanhados pelo espaço mediático.)
Quem anda à chuva molha-se, no espaço mediático (só ali… aqui…) e ouço dizer que é no espaço mediático que se devem dizer e mostrar as coisas (tantas, realmente), que se deve dizer o que se pensa (tanto, realmente), que aqui… e ali… no espaço mediático, é que as pessoas ouvem, vêem e ficam a saber, portanto, quem tiver a dizer alguma coisa a alguém é aqui… e ali… que o deve dizer, aqui… é que se devem dizer as coisas, aqui é que se dizem as coisas que interessam verdadeiramente, aqui é que se dizem e se mostram as coisas que têm algum efeito, no espaço mediático, e mesmo fora dele. O espaço mediático é se calhar o espaço, aqui é que… se pensa, se vive, aqui… no espaço mediático.
Ouço dizer isto no espaço mediático. Então… então o espaço mediático será mesmo ali? Não é difícil. Quem pode dizer o contrário? Dizer que o espaço mediático não é ali e dizer e mostrar isso no espaço mediático? O espaço mediático é tão fascinante! Tão fascinante que, quem entra no espaço mediático, e diz e mostra… e vê… no espaço mediático, seja o que for, não só crê estar no espaço mediático… Chega mesmo a estar no meio dele… Fascinante! Começo a acreditar… O que é que compramos e o que é que vendemos, exactamente? O que é que uns estão prontos a comprar e o que é que outros estão prontos a vender? Por que é que aceitamos ser pagos por fazer aquilo que gostamos de fazer? Não, não vou continuar.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda