.







Bernhard Schlink
Edições Asa


O Leitor

" É uma das imagens que me ficaram da Hanna. Memorizei-as, consigo projectá-las numa tela interior e olhá-las, imutáveis, sem desgaste. Por vezes não penso nelas durante muito. Mas acabam sempre por me voltar ao pensamento, e pode então acontecer ter de as projectar repetidamente umas atrás das outras na minha tela interior, e ter de as olhar."

O Leitor, obra publicada em 1995 e que saiu para as livrarias portuguesas no último mês de 1998, foi considerado, aquando da sua publicação, como um dos mais importantes romances alemães da década de 90.
O leitor do livro, jurista de profissão, partindo de um enredo propício a considerações de ordem filosófica e moral, indaga ainda sobre uma série de questões que passam pela reflexão acerca das possibilidades de uma pessoa conhecer realmente outra, ou pela legitimidade da geração que se seguiu ao Holocausto julgar a que lhe antecedeu.
O leitor a que se refere o título da obra é Michael Berg, um adolescente de 15 anos, que inicia a sua vida amorosa com Hanna Schmitz, uma bela e misteriosa mulher de 36 anos, e que mantém com ela uma intensa relação que dura até ao momento em que esta desaparece da cidade em que ambos viviam. Os seus encontros passavam-se como se dum ritual se tratasse: primeiro tomam banho, depois ele lê para ela e seguidamente, fazem amor.
Michael volta a reencontrar Hanna quando esta está a ser julgada por ser uma ex-guarda nos campos de concentração nazis. A partir deste momento, o rapaz procura estabelecer um paralelo entre a mulher que conheceu e amou e a mulher que é acusada de ter pactuado com um regime de horror e morte.
Michael, ele próprio um estagiário no tribunal em que Hanna é julgada, confronta a sua consciência com o intuito de saber se se apaixonou por uma mulher cruel e sem escrúpulos, ou por alguém que, por muito que os seus actos nos horrorizem, terá sido de algum modo uma vítima. É que Michael conhece algo que Hanna procura ocultar de todos...

Pedro Jesus

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda