.





Pêro da Covilhã e a Misteriosa Viagem
POR RAQUEL FRAGATA

Este álbum, da autoria do desenhador de BD José Ruy, conta a vida do covilhanense João Pêro, nascido em 1447, que com 18 anos partiu da cidade serrana para o Reino de Castela, onde lutou ao serviço do Duque de Sevilha e de D. Henrique de Gusmão, o segundo Duque de Medina Sidónia. Assim começa a história heróica de Pêro da Covilhã. Regressou a Portugal para servir D. Afonso V, Rei de Portugal, e mais tarde o seu filho e sucessor, D. João II. É sob a ordem de D. João II que faz a sua primeira viagem secreta ao Oriente, para estudar o comércio e as ligações ao Reino Cristão de Preste João das Índias. Estudou as rotas comerciais do mediterrâneo, da Arábia, da costa oriental de África e da Índia. Graças aos seus escritos D. João e D. Manuel puderam dominar todo o comércio da costa da Índia. Acaba como conselheiro do Preste e morre aos 80 anos, ao seu serviço, nas batalhas que opuseram os cristãos de Abissínia, nome do reino de Preste João, aos árabes.
As ilustrações e referências históricas reportam-nos também a uma Covilhã do século XV, o seu castelo e as muralhas, a Capela de São Martinho, são algumas das imagens que retratam uma Covilhã esquecida e desconhecida.
Esta obra foi editada, no passado dia 25 de Abril, pela Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, na sequência da colecção de BD sobre os mais ilustres descobridores naturais da região, da qual já foi publicado "Pedro Álvares Cabral e o Brasil - Da Serra da Estrela à Costa do Descobrimento".
.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda