.


 

Visita do Papa leva um milhão de pessoas a Fátima
O bazar da fé

Um pouco por toda a parte, os autocarros vão chegando a Fátima, trazendo com eles uma pálida amostra da multidão que se prevê para os dias 12 e 13 de Maio, data da ansiada visita de João Paulo II ao Santuário. Um fim de semana especial, aguardado por crentes e comerciantes.

Pouco a pouco, foram chegando. Crentes, peregrinos, pagadores de promessas, curiosos, gente de todos os cantos de Portugal e do mundo, armados de fé, máquinas fotográficas e câmaras de filmar. Fátima vive o seu momento anual de glória e lucro, este ano reforçado pela visita de João Paulo II ao Santuário. Uma ocasião que trará à cidade mais de um milhão de visitantes e que promete fortuna a toda a gente.
Desde o momento em que a visita do Papa foi confirmada, hotéis, pensões e estalagens lotaram de imediato, deixando como alternativa, também prestes a esgotar, os leitos alugados por particulares. Há ainda muita gente que, à falta de alternativa, vai dormir às cidades vizinhas: Leiria, Alcobaça e Ourém.
As lojas reforçam o stock, exibindo porta sim porta sim as mesmíssimas imagens e objectos que compõem o folclore religioso que decora Fátima. Um negócio de milhões, feito de plástico, cera, pano e barro, que vive nas centenas de barraquinhas e estabelecimentos espalhados pela cidade.
Atentas, as autoridades estão preocupadas em reunir todas as condições para que este 13 de Maio decorra da melhor maneira possível. Entre estas preocupações, encontra-se o estacionamento, estando já assegurado lugar para 200 mil viaturas em terrenos camarários e outras zonas postas à disposição dos peregrinos.

Últimos retoques

Por outro lado, desde meados de Abril a Inspecção Geral das Actividades Económicas e dos serviços de saúde deu início a uma cuidadosa campanha de fiscalização pelos restaurantes e hotéis da cidade, com o objectivo de assegurar a qualidade dos serviços prestados.
Também a Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Ourém, tentando evitar problemas relativos ao consumo de produtos sem qualidade, elaborou um documento onde se listam diversas recomendações aos comerciantes de Fátima, que passam pela preocupação com a cordialidade para com os peregrinos e turistas e pela colaboração com as forças de segurança.
No Santuário, dão-se os últimos retoques nos preparativos para a chegada de João Paulo II. Tanto na Basílica de Fátima como na Capela das Aparições e nas áreas onde estão situados os túmulos de Jacinta e Francisco, os trabalhos de restauro estão praticamente concluídos.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda