.




 

 

 


António Fidalgo




Espaço e economia

Este número do Urbi et Orbi conta com um artigo de José Tavares, doutorado em economia pela Universidade de Harvard, professor na Universidade da Califórnia Los Angeles e ainda há pouco citado num artigo do New York Times (Democracy has the edge when it comes to advancing growth) de 13 de Abril. José Tavares mostra como a concentração da população e da riqueza no litoral português se verifica por razões de espaço, com menores custos de transporte de bens, a maior densidade nas transacções de bens e ideias entre pessoas e por um acesso mais próximo á influência e decisão políticas. "A realidade é dura mas clara: as estradas que trouxeram o progresso ao interior levaram as pessoas para o litoral."
Que fazer? José Tavares desenha uma resposta: "Existem produtos e serviços com futuro que vivem precisamente da necessidade pessoal de 'deslocalização'. É o habitante da grande cidade que sonha com os fins de semana de 'evasão', longe do bulício, que valoriza cada vez mais os produtos tradicionais - queijos, vinhos, etc. - elaborados segundo métodos herdados dos 'nossos avós'. A estratégia para o Portugal interior desenha-se simplesmente. Valorizar os produtos e serviços locais, que não dependem de economias de escala e beneficiam - em prestígio, imagem e valor - precisamente da pequena escala."
O Interior não pode copiar o desenvolvimento do Litoral. Há que fazer a diferença pela qualidade que só a pequena quantidade permite. Quer-se um exemplo? A facilidade de circulação nas cidades do Interior desaparecerão no momento em que se apostar indiscriminadamente no betão. Outro exemplo: o intercâmbio que é possível numa pequena universidade como a UBI entre áreas tão diversas quanto a informática e a filosofia desapareceria no momento em que a UBI fosse uma universidade de massas.
Por fim, José Tavares termina com um apelo à participação democrática como meio de desenvolvimento: "mais participação e democracia para decisões mais próximas das populações e dos seus interesses. Ou seja, carácter local, nas gentes e nas coisas, mais e melhores estradas e bem melhor democracia."


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda