.


 

Castelo Novo sem projectos na 1ª fase
Aldeia recandidata-se
a financiamentos

POR SÉRGIO FELIZARDO

A aldeia de Castelo Novo, no concelho do Fundão, integra o grupo de três localidades que a Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC) pretende incluir no plano de Acção Integrada de Dinamização das Aldeias Históricas.
Castelo Novo tinha já feito parte das 10 primeiras abrangidas por este programa, no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Mas, segundo declarações do coordenador da CCRC, João Vasco Ribeiro, a inexistência de qualquer projecto entregue nos prazos determinados relegou-a para nova fase de candidaturas. A intenção da Comissão é, por isso, aproveitar cerca de 6.8 milhões de contos do III QCA para consolidar o trabalho feito nas nove Aldeias pioneiras e acrescentar-lhe mais três: Castelo Novo e outras duas que João Vasco Ribeiro prefere não revelar por enquanto.
Para além destas intervenções, parte dos quase sete milhões será aplicada na revitalização de outro tipo de aldeias. "Estamos a criar outro género de ferramentas que permitam acolher outras localidades que, apesar de não terem as características das Aldeias Históricas, necessitam de revitalização". A caminho estão sub-projectos, denominados "Centros Rurais", "Contratos de Aldeia", "Aldeias Digitais" e "Vilas de Tele-Trabalho", que pretendem lutar contra a desertificação e promover a animação em meio rural.

*NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda