.


 

NERCAB completa 14 anos
Associações empresariais
do distrito sem estratégia comum

A Associação Empresarial de Castelo Branco (NERCAB) e a Associação Comercial e Industrial (ACICCBP), sediada na Covilhã, trocam acusações de interferência de estratégias

O NERCAB - Associação Empresarial do distrito de Castelo Branco completou na última sexta-feira, 12, 11 anos enquanto associação autónoma e 14 desde a sua criação.
Associação multi-sectorial, o NERCAB tem predominância no sector industrial, conta com 170 associados, que acumulam um volume de negócios superior a 70 milhões de contos, num universo de três mil trabalhadores.
O presidente Luís Veiga, convidado do programa "Flagrante Directo" da Rádio Cova da Beira, sublinha que a Associação que dirige é, sem dúvida, o grande porta-voz dos empresários da região.
Aposta importante nesta estratégia é o "Guia do Investidor para o distrito". Documento considerado fundamental para atrair novos empresários, que será apresentado brevemente. Abrange assuntos de grande relevância através dos quais apresenta o distrito de forma a informar os investidores e outros interessados, sobre os aspectos essenciais da geografia, demografia, actividades económicas, infraestruturas e equipamentos. Tem atenção ainda a recursos e potencialidades naturais, capacidades humanas, técnicas, cientificas e industriais de apoio, e enquadramento de investidores, infra-estruturas e serviços disponíveis identificados por natureza, localização, redes e sistemas de apoio e incentivo .
O "Guia do Investidor" conta ainda com descrições concelhias, pretendendo assentar nas estratégias de desenvolvimento e nas infra-estruturas de acolhimento de investidores.
Luís Veiga, em declarações àquela estação de rádio, anunciou ainda a construção de um novo centro de formação empresarial de forma a dar melhor resposta à grande procura na área da formação. O Centro vai dispor de seis salas, um espaço polivalente de formação/informação, cantina, espaço de convívio, sala de estudo, centro de documentação, um gabinete para o coordenador de formação e um armazém de material didáctico. A obra está adjudicada e o prazo de execução previsto é de 10 meses. A delegação do NERCAB na cidade da Covilhã, inaugurada no final do último ano, é outra grande aposta da Associação.

Ausência de parcerias

Luís Veiga considera que há falta de articulação entre a instituição a que preside e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor (ACICCBP). "Cerca de 30 por cento dos novos associados, neste momento, são do Norte do distrito: Covilhã, Belmonte, Fundão e Penamacor. Mas não temos parcerias".
Acrescenta ainda que está preocupado com a tomada de algumas posições por parte da Associação sediada na cidade da Covilhã. Sobretudo, refere, de uma pessoa a quem tem sido delegada a capacidade de por vezes presidir à ACICCBP. Aquele responsável nunca menciona, porém, o nome da pessoa a que se refere. "Enquanto houver pessoas que estão contra o NERCAB e são capazes de tudo para nos denegrir" defende que não é possível acordar uma política de cooperação.

"Questões pessoais"

A Associação da Covilhã já reagiu a estas declarações do presidente do NERCAB. Em conferência de imprensa realizada na última terça-feira, 16, Francisco Runa, presidente da ACICCBP, afirma que foi com "surpresa, estranheza e preocupação" que a instituição tomou conhecimento daquelas afirmações. Sentimentos que se tornam mais estranhos, porque, diz, "nunca nenhum responsável da ACICCBP se sentiu no direito de se pronunciar acerca do modo de funcionamento interno do NERCAB".
Francisco Runa entende que as declarações de Luís Veiga procuram reduzir as divergências de estratégias a "questões pessoais".
O presidente do NERCAB já tinha afirmado antes que lamenta as considerações que são feitas por responsáveis da ACICCBP sobre a estratégia de expansão da sua Associação: "Quando há uma pessoa que diz que estamos a invadir o território dele, é de facto de lamentar". Para sublinhar o bom relacionamento que mantém com outras instituições do género, revela que o NERCAB está a preparar parcerias com o NERGA da Guarda, com o objectivo de assumirem posições de defesa conjuntas da Beira Interior.
Francisco Runa concorda que "existe uma profunda divergência entre projectos e estratégias" entre as duas instituições, no entanto, acrescenta, "não são divergências entre as duas instituições". Exemplifcou esta diferença de projectos com o processo de instalação de gás natural no distrito de Castelo Branco. Processo em que a sede da empresa exploradora, a Beiragás, ficou localizada em Viseu.
Francisco Runa rejeita a ideia que o NERCAB é, neste momento, o porta-voz das empresas do distrito. Anseio daquela associação que resulta de um projecto de hegemonia do movimento associativo empresarial do distrito. E que aquele responsável considera ser "altamente lesivo dos interesses da Região da Covilhã e da Cova da Beira".

NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda