.


 

QUERCUS da Beira Interior
A mesma direcção, novos projectos

POR ALEXANDRE S. SILVA

"A educação ambiental foi um sucesso no último mandato". Quem o diz é Telma Madaleno. A prioridade, agora, são as ribeiras da Covilhã e os tratamento dos resíduos sólidos

Porque a educação ambiental é, nas palavras de Telma Madaleno, "uma prioridade", a Quercus da Beira Interior lança-se, no próximo fim-de-semana num ambicioso projecto de sensibilização.
Os ambientalistas, em colaboração com a GNR, pretendem montar uma Operação Stop em três estradas do Distrito. No sentido de sensibilizar os automobilistas para a poluição ambiental, a Quercus vai instalar piquetes de distribuição de panfletos nas estradas de Belmonte, Covilhã e Fundão.
Paralelamente a instituição vai organizar visitas guiadas às ribeiras da Degoldra e Carpinteira com crianças do ensino primário, a quem vão distribuir "kits" de medição de qualidade da água. Os responsáveis da Quercus pretendem, deste modo, alertar os mais novos para os perigos da contaminação dos recursos hídricos, através da medição do nível de poluição das referidas ribeiras.
Enquadradas no plano de actividades da recém-eleita direcção, "estas iniciativas são apenas uma pequena parte daquilo que a Quercus pretende levar a cabo nos próximos dois anos", diz Telma Madaleno, que continua a dirigir os destinos da Quercus. Na cerimónia de apresentação da nova direcção, na segunda-feira, 15, a re-eleita presidente afirmou que "o núcleo pretende envolver-se ainda mais em projectos de educação ambiental". Para tal estão já agendadas várias palestras em escolas do concelho, e uma outra no estabelecimento prisional da Covilhã. Segundo Telma Madaleno, em jeito de balanço do anterior mandato, "o campo da educação ambiental foi um dos grandes sucessos da organização, e por isso se justifica apostar nele novamente".
Da agenda da direcção constam ainda projectos como, recolha de pilhas, e promoção de palestras e seminários sobre problemas ambientais que afectam a região. Neste sentido, o destino dos resíduos sólidos da Cova da Beira e a poluição das ribeiras da Covilhã serão assuntos privilegiados.

*NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda