Feira de voluntari...
Home Região
Feira de voluntariado promove instituições de solidariedade da Covilhã

Pedro Damasceno Lopes em quarta, 12 de dezembro de 2018

O MedUBI, núcleo de estudantes de Medicina, levou a cabo a segunda edição da feira de voluntariado, na Faculdade de Ciências da Saúde. Um espaço para projeção e interação entre as várias associações de solidariedade da cidade e os alunos da Universidade, também com objetivos de recrutamento de potenciais voluntários

As oito instituições representadas na feira de voluntariado. Fotografia: Happy Wish
As oito instituições representadas na feira de voluntariado. Fotografia: Happy Wish

Cerca de oito instituições e projetos estiveram representados na feira de voluntariado MedUBI, que decorreu no dia 5 de dezembro na entrada principal da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Com o objetivo de dar a conhecer as várias organizações de solidariedade da cidade, o evento mostrou-se como mais uma oportunidade para os estudantes da faculdade compreenderem o vasto trabalho que é desenvolvido pelas principais instituições solidárias da Covilhã.

As associações 'Mutualista Covilhanense', 'Refood Covilhã', 'Grupo de voluntariado do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira', 'Cruz Vermelha Portuguesa Covilhã', 'Centro de Ativ'idades da Covilhã', 'Banco Alimentar Cova da Beira', e ainda os projetos 'Ajas' e 'Happy Wish' foram as presenças da feira de voluntariado. Ao longo do dia, as instituições e organizações foram apresentando os seus objetivos aos vários estudantes da faculdade, tendo também conseguido recrutar novos voluntários paras as diversas causas que apoiam.

Mafalda Melo, membro do departamento de saúde e ação social do MedUBI e uma das principais organizadoras do evento, contou que a feira de voluntariado pretendeu ser "uma plataforma contínua às múltiplas ações que desenvolvem dentro do núcleo de estudantes do curso". "Nós também temos um banco de voluntariado, no nosso site do MedUBI, mas aqui, com esta feira, quisemos trazer todos os voluntários das instituições, para darem alguns testemunhos, para tirar dúvidas, mostrarem as suas atividades, e isso aqui, feito de uma forma mais pessoal, torna-se sempre mais fácil", destacou.

A Mutualista Covilhanense, instituição com passado histórico na Covilhã, foi uma das associações a marcar presença na feira de voluntariado. Isabel Fazendeiro, em representação da instituição, destaca o papel da feira como "um espaço de alerta e motivação da população mais jovem, para que eles mesmos se juntem aos diversos projetos que cada instituição dinamiza, e por isso mesmo, esta abertura ao exterior, aqui possibilitada através do evento, é crucial", referiu.

Para além disso, Isabel Fazendeiro salientou ainda que a feira de voluntariado voltou a ser um lugar onde se pôde ver que diferentes associações, com diferentes causas, estão, na realidade, de mãos dadas por objetivos semelhantes. "Este é um espaço onde é possível ver que todos nós conhecemos os trabalhos que as restantes instituições fazem, e há mesmo uma articulação muito próxima entre todos no sentido até de resolver algumas problemáticas com as quais nos podemos deparar, por isso que são tão importantes estas atividades que o MedUBI desenvolve", destaca Isabel Fazendeiro.

Já Maria Clara Saraiva, presidente da delegação covilhanense da Cruz Vermelha Portuguesa, que marcou presença no evento pela segunda vez, salienta o contacto possível com as camadas mais jovens e a consequente possibilidade de recrutamento de novos voluntários. "Temos podido contar sempre com uma grande ajuda da parte do MedUBI, e também da Ajas, outra instituição da Faculdade, e é sempre espetacular o apoio que recebemos da parte de muitos alunos, que contribuem cada vez mais para a Cruz Vermelha".

Junto dos estudantes, este tipo de eventos promovidos pelo MedUBI já não são novidade, sendo sempre recebidos com muito agrado. Carla Salgueiro, aluna do 6º ano em Medicina, evidencia a "importância de atividades como esta, que nos chama a atenção perante uma causa tão nobre, e por isso fiquei muito contente porque já há algum tempo que procurava uma possibilidade de me juntar a uma associação de voluntariado, e estas informações que recolhi hoje foram muito importantes", evidenciou a aluna.

"Penso que os jovens estão a ficar cada vez mais atentos a estas questões, e tencionam cada vez mais ajudar, mesmo que ainda exista muito para lutar rumo a uma maior atenção perante o que é realmente o voluntariado", assumiu Carla Salgueiro, congratulando a atividade desenvolvida pelo MedUBI.

Para a o departamento de saúde e ação social do MedUBI, organizadores do evento, o feedback recebido da parte das instituições e associações, assim como dos vários estudantes foi muito positivo, trazendo a garantia de uma futura realização da feira de voluntariado.

GeoUrbi
GeoUrbi: Feira de voluntariado promove instituições de solidariedade da Covilhã