Feira Troca-a-Tod@...
Home Região
Feira Troca-a-Tod@s regressa à Covilhã

Sofia Rodrigues em quarta, 16 de outubro de 2019

A iniciativa ocorreu no passado dia 12 de outubro, no Jardim Público da Covilhã, e a sustentabilidade voltou a protagonizar.

Jardim Público da Covilhã volta a acolher Feira Troca-a-Tod@s
Jardim Público da Covilhã volta a acolher Feira Troca-a-Tod@s

O evento, promovido pela CooLabora, contou com dezenas de participantes que partilharam o mesmo objetivo: promover o comércio local e refletir sobre o consumismo atual.

A Feira Troca-a-Tod@s teve início às 14 horas e ofereceu ao público variados produtos e serviços, desde doces caseiros, produtos biológicos e vegetarianos, artesanato, sabonetes naturais, a muitos outros.

Para adquirir estes produtos os visitantes trocaram o euro pelo “tear”, a moeda social do evento. Em alguns casos, como na banca da Biblioteca Central da Ubi e outras bancas de livros e de roupa em segunda mão, o público teve a possibilidade de optar pela troca direta.

Segundo a organizadora da CooLabora, Graça Rojão, o “tear” foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas para o facto de um simples instrumento de troca como a moeda influenciar tanto as nossas vidas e contribuir para a acumulação de objetos maioritariamente desnecessários.

No final da tarde os workshops de pasta de dentes natural, de transformação de t-shirts em sacos de pano e “Arroz Colaborativo” aproximaram os visitantes, que foram ainda surpreendidos pela alegria dos grupos de dança da região.

A feira presenteou os amantes do Audiovisual com uma pequena “sala de cinema” onde puderam assistir a um vídeo sobre o consumo sustentável na Covilhã, integrante no projecto “EcoVida - Roteiro do Consumo Sustentável” da CooLabora, que tem como objetivo apelar ao consumo sustentável no concelho da Covilhã, dando visibilidade às respostas já existentes no concelho e sensibilizando para as vantagens deste consumo tanto para as pessoas como para o planeta.

“Desliga a luz”, “Traz o teu saco”, “Duches de 5 minutos”, “Desliga a tomada”, “Conduz menos”, “Refeições sem carne”, “Moda sem desperdício”, “Comida local”, “Recicla” e “Reutiliza” foram algumas das sugestões expostas ao longos dos vários cartazes que envolveram a feira.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Feira Troca-a-Tod@s regressa à Covilhã