.


 

.


<Entre 23 e 28 de Março, na ANIL>
Feira revela potencialidades
dos Municípios de Montanha

Dar a conhecer a um público mais vasto as potencialidades das regiões serranas é o objectivo da I Feira de Municípios de Montanha, a realizar entre 23 e 28 de Março na Covilhã. A iniciativa, que tem lugar no pavilhão da ANIL, é organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, através da sua Secção de Municípios de Montanha.
Segundo declarações de Carlos Pinto, edil da Covilhã, ao NC em Dezembro último, a escolha da Covilhã para acolher o certame deve-se ao facto de esta ser a terra que as pessoas mais identificam com os municípios de montanha.
Com esta exposição, os membros da associação pretendem dar a conhecer a um público mais vasto as características específicas que resultam da sua localização e das dificuldades sentidas no seu dia-a-dia, procurando sensibilizar a opinião pública para as suas potencialidades e carências.

"Um património a preservar"

A exposição abarcará áreas como as acessibilidades, actividades económicas, artesanato, combate ao desemprego, condições de vida das populações, educação e ensino, fauna e flora, gastronomia, património natural e construído, serviços públicos, desporto, turismo, lazer, tradições, usos e costumes.
Em paralelo decorrem actividades ao ar livre de desportos radicais de montanha, animação recreativa e cultural, mostras gastronómicas, venda de produtos e artigos de montanha e ainda o Seminário Internacional Sobre Políticas de Montanha, a 24 e 25. Destaca-se ainda, no dia 27, uma etapa da 4ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, na qual se realizarão baptismos de voo em balão.
A I Exposição de Municípios de Montanha, que resulta de um investimento de cerca de 120 mil contos, conta com a participação mais de uma centena de instituições, nomeadamente Câmaras Municipais, a Comissão Europeia, Regiões de Turismo e Áreas Protegidas.
Na óptica da Associação, da qual fazem parte 63 municípios de montanha, "estas regiões constituem um património excepcional que importa preservar e valorizar, defendendo e promovendo a sua diversidade, e assegurando o respeito e a conservação da identidade social, das tradições e da cultura das suas populações".






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda