.


.

 


O cartaz da Semana HUMAna, a lembrar que ser humano é algo que podemos praticar

 

 

 

 HUMA (do latim)
"pequeno e misterioso músculo nas imediações da zona cardíaca, existente unicamente na espécie humana. Ao conjunto dos seres que a possuem chama-se huma-nidade. Embora exista em todos os indivíduos desta espécie, encontra-se mais desenvolvido nalguns e menos noutros. Em caso de grave atrofia deste músculo, diz-se que um ser é des-huma-no."


<Semana Huma à descoberta>
O HUMAno que há em nós

Huma, Semana Humana, é uma iniciativa que, de 18 a 25 de Março, vai tentar alertar para a necessidade de pormos em prática a nossa huma-nidade.

Ser humano é uma capacidade que nos é inata e, talvez por isso, algo que esquecemos ou levamos de ânimo leve. Esta realidade, associada às comemorações do Jubileu 2000, levou o Grupo Humanitário, uma equipa constituída por quatro organizações juvenis cristãs, a decidir organizar uma semana totalmente dedicada a "ser" humano. Nasceu assim a Huma, Semana Humana que, de 18 a 25 de Março, vai tentar descobrir e treinar o humano que há em nós.
Esta semana, que terá lugar na área do distrito de Lisboa, inclui um safari fotográfico - "Lisboa Humana", uma série de três debates - "Debates HUMA", realizados em três universidades, um rally paper humanitário - "Rally HUMA", e um espectáculo de animação de rua - "Espírito HUMA".
O safari fotográfico parte do Parque das Nações às 11h do dia 18. Cada inscrito leva consigo uma máquina fotográfica e um caderno com textos de escritores humanistas que, às 17.30h, deverá regressar cheio de ilustrações de Lisboa. Os melhores "olhares" serão premiados e integrarão uma exposição que estará patente no Instituto Português da Juventude (IPJ) de Lisboa de 25 a 31 de Março.

Três universidades, três debates

Os "Debates HUMA" começam no dia 20, às 18h, no salão nobre do Instituto Superior Técnico, onde Marco Bersanelli e Jorge Dias de Deus vão discutir se "Pode o Universo ser uma casa para o Homem?". O colóquio prossegue no dia seguinte, também às 18h, com Victor Constâncio, Marcelo Rebelo de Sousa e António Maria Pinheiro Torres, que tentarão responder à questão "Está ainda a política ligada ao Homem?" na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Este ciclo de debates termina no dia 24, às 18h, com o encontro de Laurinda Alves, Pedro Abreu e Henrique Fernandes no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, para discutir "Porque é que a beleza atrai o Homem".
Quanto ao rally paper humanitário, as equipas, constituídas por um máximo de cinco elementos, sairão no dia 25, às 11h, do Parque das Nações, onde regressarão às 17h. Neste espaço de tempo, terão que pôr à prova as suas capacidades humanas. Os prémios serão entregues às 19h, no IPJ.

Huma-no / des-huma-no

Nos locais onde decorrem todas estas actividades, aleatoriamente, poderemos encontrar 15 seres sábios, camuflados na aparência comum de qualquer habitante da cidade. Estes sábios estão encarregues de dinamizar o "Espírito Huma", um espectáculo de animação de rua que tentará demonstrar os graves sintomas do ser des-huma-no, e a importância de ser humano.
Se estiver curioso ou quiser participar, pode obter mais informações sobre a Huma, Semana Humana, em www.huma.online.pt






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda