.


 

.


<À luz de um protocolo com a Cooperativa de Fruticultores>
Departamento de Química
analisa fruta da Cova da Beira

A UBI vai passar a analisar a fruta comercializada pela Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira. As duas instituições celebraram, na passada semana um protocolo segundo o qual a fruta da região passará a contar com o parecer técnico do Departamento de Química da universidade. Um serviço que nenhuma empresa da região está apta a realizar.
A Cooperativa assumiu o compromisso de receber estagiários formados na UBI. Em troca, os cerca de 350 associados passarão a usufruir dos serviços técnicos da universidade. Análise foliares, às águas e aos solos, verificar se estão a ser respeitadas as normas relativas à protecção dos solos relativamente a determinados resíduos tóxicos, estudos nutricionais e trabalhos de investigação são algumas das competências do departamento de química. A universidade poderá ainda realizar cursos de formação específicos, dirigidos aos associados.
A cooperativa de fruticultores comercializa anualmente um mínimo de quatro mil toneladas de fruta. Este protocolo permite-lhe oferecer uma informação mais detalhada e credível sobre a fruta, e ainda alcançar sectores de mercado que procuram apenas fruta que obedeça a características muito específicas.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda