.


.

 


Os Dias da UBI representam uma oportunidade de excepção para toda a comunidade poder ver como funciona a Universidade por dentro


Dias da UBI
Universidade de portas abertas

Durante três dias, a 14, 15 e 16, a Universidade da Beira Interior voltou a abrir as suas portas à comunidade, no âmbito de mais uma edição de " Os dias da UBI". Fomentar uma maior aproximação da universidade ao seu meio envolvente, bem como mostrar as suas potencialidades à comunidade e a potenciais alunos foram alguns dos objectivos levados a cabo durante estes dias.

Com um programa rico em actividades à disposição dos visitantes, que se distribuía pelas três unidades científico-pedagógicas (Engenharias, Ciências Exactas e Ciências Sociais e Humanas), a UBI, em conjunto com os vários departamentos de licenciatura, abriu as portas à comunidade, acolhendo centenas de jovens maioritariamente vindos de escolas secundárias da região.
Entre exposições, visitas a laboratórios e ao Museu de Lanifícios, aulas abertas e participação em jogos educativos, os visitantes das várias escolas, e da comunidade em geral, tiveram contacto com uma realidade diferente da vivida no quotidiano. E no fim, fechando com chave de ouro, puderam assistir ao encantador concerto dos Ensemble Jer, uma peculiar banda lisboeta.
Este evento permitiu uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade envolvente, como se depreende das palavras de João Vicente, aluno da Casa Pia de Lisboa: "É importante porque permite-nos ver coisas novas e aumentar o nosso conhecimento".
Para Fernando Baptista, professor na Escola dos Penedos Altos, "é fundamental que a universidade organize estes dias abertos, pois ela não deve fechar as portas à população", acrescentando ainda que " a saída da escola é importante para sentir outras realidades".
Apesar dos visitantes terem sido em menor número que no ano passado, Graça Castelo Branco, uma das responsáveis pela organização, afirma que "o balanço das jornadas foi muito positivo, uma vez que as escolas de norte a sul corresponderam à chamada". Mário Raposo, vice-reitor sustenta que "tudo correu conforme as expectativas".
Os locais mais visitados pelos cerca de 2000 alunos que se dirigiram à UBI foram os laboratórios de Ciências Exactas, o Museu de lanifícios, e o CREA, ao contrário do Pólo IV (Ciências Sociais e Humanas) que registou uma fraca procura.
Para os mais novos, o principal motivo de interesse esteve nos dois aviões expostos no exterior das instalações.

Pedro Machado
e Rui Lopes

Uma viagem pelos dias da UBI

Quando a roda não é redonda
"Exorcizar os fantasmas
da matemática"
por Pedro Jesus

Uma viagem aos finais
dos século XVIII
por Dora Conde

Ensemble Jer encerram Dias da UBI
Concerto de brinquedos
por Lúcia Cavaleiro






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda