.


 

.


Comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil
e das festas do Concelho
Espectáculos "invadem" vila

Foi preparado um programa diversificado. Lançamentos de livros, exposições e competições desportivas são apenas algumas actividades do calendário agora conhecido.

A estreia da "Sinfonia Pedro Álvares Cabral", pela Orquestra Sinfónica da EPABI, é o principal destaque entre 11, terça-feira, e 30, domingo, do programa das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil e das festas do concelho de Belmonte.
Este espectáculo, da autoria do maestro Luís Cipriano, é apresentado na Igreja Matriz a 26 deste mês. No mesmo dia decorre uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, antecedido pelo Hastear de Bandeiras. Uma romagem à estátua de Pedro Álvares Cabral, a inauguração da exposição sobre o futuro Centro Cultural e Auditório Municipal, da responsabilidade do arquitecto João Rafael, a inauguração da mostra "Sinais da Viagem" de Daniel Nave, uma missa, a procissão em Honra de Nª Srª da Esperança, e o espectáculo musical a cargo de "Ruby Ann & The Boppin' Boozers" e "Bell Chase Hotel" completam as festividades daquele dia.

Atelier de Escultura

Esta terça-feira o programa das Comemorações prossegue com a entrega de Prémios do Concurso de Desenho Juvenil, o lançamento do livro "500 anos da Descoberta do Brasil" de Max Justo Guedes, a apresentação nacional do Selo Comemorativo dos 500 anos da Descoberta do Brasil e um carimbo comemorativo na emissão de selos, actividades que têm lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No final da manhã, o público também pode assistir, no edifício da Junta de Freguesia de Belmonte, a duas exposições: "Encontro de Culturas", organizada pelos CTT e "Pedro Álvares Cabral e a Descoberta do Brasil em 1500" do concurso de desenho juvenil.
No sábado, iniciam-se os trabalhos do Atelier de Escultura "Belmonte, Cabral, Brasil", com nove peças da autoria de nove escultores da região. Em 22, também sábado, destaque para a actuação da Orquestra Típica de Águeda, no anfiteatro do Castelo de Belmonte, e para o concerto dos grupos "Corvos" e "Blind Zero" no pavilhão montado no Campo de futebol. Realçe também, no mesmo dia, para o rebentamento de foguetes de morteiros e bateria diversa, na hora comemorativa do "avistamento de terras de Vera Cruz".

Festival de Fogo de Artifício

Nuno da Câmara Pereira vai atrair de certo milhares de pessoas no espectáculo que vai efectuar no dia 24, segunda-feira, no pavilhão montado no Campo de Futebol da vila.
No mesmo dia, ao cair da noite, está preparado um rebentamento de 26 morteiros de canhão comemorativos do 26º aniversário do 25 de Abril.
No dia seguinte, terça-feira, ao princípio da manhã ocorre o hastear de bandeiras, seguido da arruada pela Banda de Música de Belmonte. "Outorga da Liberdade" de Manuel Marques e "Belmonte, Cabral e o Descobrimento do Brasil" de J. Candeias Silva são as duas obras lançadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Ao meio dia, decorre a Sessão Solene da Assembleia Municipal. Ao princípio da tarde, também integrado nas comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil, está programado um Encontro de Folclore, que conta com a participação de vários ranchos da região. Às 21 horas, a Procissão de Velas em Honra de Nossa Senhora da Esperança percorre algumas ruas da localidade. A terminar a noite, o Festival de Fogo de Artifício vai colorir o céu da vila.
Por último, encerram a parte do programa agora conhecido, o Encontro Nacional de Karate, organizado pela Associação Desportiva de Belmonte, que tem lugar a 29 e 30 deste mês, e o Autocross organizado pelo Motor Club Belmonte, no Sítio da Boela, também no dia 30, domingo.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda