.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição nº 10 - 11 a 17 Abril 2000


 


9 - 00/04/04
8 - 00/03/28
7 - 00/03/21
6 - 00/03/14
5 - 00/03/07
4 - 00/02/29
3 - 00/02/22
2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31

Maternidade adolescente também afecta universidade
Filhos do acaso

Portugal continua a ser dos países da Europa com maior taxa de maternidade adolescente. A Covilhã, como o resto do País, não é excepção. Três mães que confessam tê-lo sido demasiado cedo relatam aqui as suas experiências. São todas estudantes da UBI, que decidiram, sem excepção, conciliar bebés, fraldas e biberões com uma licenciatura. Nenhuma se arrepende. Orgulhosas dos seus rebentos, garantem que eles são agora a sua razão de viver.

A montanha mágica

Chega quando chega, mas chega sempre. Desta vez foi a sério o nevão que na passada semana esmagou de branco a Serra da Estrela. A sério e inesperado. Durante três dias as estradas que atravessam o Maciço Central estiveram encerradas ao trânsito, reabrindo apenas na manhã da última quarta-feira, quando as temperaturas na torre já rondavam uns amenos zero graus. Iluminada de brancos-azul-gelo, sacudida por ventos feroses, respira liberta enfim, e torna, deserta e ameaçadora, a infundir o respeito que os homens nunca lhe deviam ter perdido. Imagens que valem por muitas palavras.


Cartoon
Fred no País dos Cegos, 1973

Opinião

Regime de Tutorado na Universidade da Beira Interior
por António Tomé

A necessária reforma da Universidade:
algumas considerações
por Alcino Pinto Couto

Os novos caciques
 por Paulo Serra

Qualidade no Ensino: algumas reflexões
 por Luís Lourenço

"Stress" e humor
 por José Geraldes


Fartos de promessas, estudantes da UBI protestam
Revolta dois em um

A semana de protestos que, por todo o País, sacudiu as instituições de Ensino Superior agitou também os dias da UBI. O ponto alto das iniciativas agendadas para esta jornada de luta foi a greve geral dos estudantes. No Pólo IV a adesão foi maciça, mas já nas engenharias o cenário foi menos pacífico. Contrariados, muitos estudantes garantem ter sido privados de um direito que é seu, por terem de assistir a aulas cujo regime de faltas é especialmente rigoroso. 

.

Biblioteca Municipal da Covilhã de malas aviadas
Casa nova para 60 mil

Não, não são pessoas. O espólio de 60 mil livros da Biblioteca Municipal da Covilhã está a mudar de casa. Centenas de caixotes com os preciosos volumes já vão a caminho do novo, moderno e espaçoso edifício, na mais recente zona de expansão da cidade. A mudança é morosa, mas a inauguração dos serviços está prevista para meados deste Verão.

.

.

 

Coleccionismo na Covilhã: mil e uma coisas ao longo de uma vida

Duzentos e quinze mil objectos de várias espécies compõem o espólio de José Duarte Oliveira, um coleccionador da Covilhã que ao longo de décadas foi acumulando preciosidades, e que hoje garante ser "o maior do País".

 

Comunidade Terapêutica de Montanha combate toxico-
dependência na Covilhã

O flagelo da droga continua a ser uma das maiores preocupações dos governos, mas são as organizações destinadas a combater este problema que mais peso têm na recuperação de toxicodependentes. Na Covilhã, a Associação Cristã da Mocidade procura recuperar para a vida jovens que se envolveram com "adicções"
de que não conseguem libertar-se.

 
AIESEC promove estágios em mais de 80 países


Festival Ethnicu de regresso à Covilhã
 
Casting para filme de Joaquim Sapinho na sede da AAUBI

Joalto e Rodoviária fundem-se

Povo moçambicano recebe solidariedade covilhanense

GICC leva teatro às freguesias rurais

Pornografia digital e controlo das aparências

Empresa Águas do Zêzere e Côa avança


Estruturas e Construção em debate na UBI

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda