.


.

 


A próxima campanha promete ser muito animadora mas ainda contará com dificuldades de escoamento


Associação soluciona problemas de escoamento
Cereja luso-espanhola

Se é verdade que a união faz a força, então a Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira tem razões para estar optimista. Juntamente com duas organizações de produtores do Valle de Jert e de Alicante, vai criar uma associação europeia que passará a liderar a comercialização e transformação da cereja nos dois países. Uma nova forma de cooperação entre Portugal e Espanha, que deverá funcionar como órgão de consultadoria a nível europeu, e que poderá vir a solucionar os problemas de comercialização da cereja.
Impossibilitados de concorrer com o país vizinho, os produtores regionais reconhecem que esta associação é de vital importância, dando-lhes a hipótese de garantirem o escoamento da produção de cereja.
Esta nova associação exercerá uma acção fiscalizadora ao nível da produção, comercialização e fiscalização da cereja. Os estatutos, ainda por aprovar, sublinham a necessidade de "fomentar o consumo de cereja nos países da Europa" e "realizar campanhas conjuntas".
Na próxima campanha, que promete ser muito animadora e ultrapassar as seis toneladas de cereja, os produtores da Cova da Beira ainda terão que lidar com os habituais problemas de escoamento da produção, mas espera-se que no próximo ano a nova associação já esteja em funcionamento e solucione esta questão.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda