.


.

 


Paulo Silva: "A sensação de voar
é indescritível"


Ensinar a voar

POR SÍLVIA FERREIRA

Paulo Silva, estudante na Universidade da Beira Interior, tem a paixão de voar. Para além de competir em provas de parapente, este piloto gosta de transmitir aos outros o prazer de andar nos céus. Foi isso que levou a iniciar um curso de parapente no Aeródromo Municipal da Covilhã.

Paulo Silva alcançou a sua melhor classificação até hoje, num campeonato de parapente. Mas este não era um campeonato qualquer, tratava-se do Campeonato do Mundo, cuja primeira etapa, de um total de 5, se realizou em Governador Valadares, estado de Minas Gerais, Brasil, na segunda semana de Março. Num total de 125 pilotos, Paulo Silva obteve o 22º lugar e foi o primeiro dos cinco portugueses participantes na Copa do Mundo.
Estudante no quinto ano de Aeronáutica na Universidade da Beira Interior, o atleta tem 24 anos e desde pequenino teve o sonho do voar, testemunho passado por um piloto que sempre o acompanhou: o seu pai.
A primeira oportunidade para voar surgiu aos 16 anos, altura em que ingressou na escola de parapente e asa delta do Estoril, em que frequentou um curso de quatro fins-de-semana. Depois disso continuou a voar, aperfeiçoou as técnicas com a experiência, e há quatro anos entrou na primeira competição a nível nacional, após o que se achou parte integrante da Equipa Portugal.
Há 2 anos atrás foi à primeira copa do mundo, sem qualquer tipo de apoio que o ajudasse a suportar as despesas. A vontade de voar em alta competição falou mais alto e marcou o início da sua assistência a este tipo de desafios. "A sensação de voar é indescritível, tem que se experimentar" - afirma Paulo Silva.

Um português no Brasil

Com uma das melhores cotações no ranking nacional - colocado no terceiro lugar da taça de Portugal -, Paulo Silva não teve dificuldade em, mais uma vez, ser seleccionado para a Copa Mundo, também pelo facto de ter sido convidado para fazer parte de uma equipa vocacionada para alta competição: a Ventus.
Assim foi que este piloto rumou em direcção ao Brasil, para disputar o melhor lugar num campeonato que durou quatro dias voáveis, sendo que apenas um terá sido validado, devido ao tempo chuvoso que se fazia sentir.
Apesar da dura competição, em Portugal, o tempo de preparação escasseou: "Já não voava com a minha asa há seis meses, apesar de ser obrigado, por este nível competitivo, a fazer um investimento constante, não só a nível de treino, mas também de equipamento".

Curso de parapente na Covilhã

Para além de voar, Paulo Silva gosta ainda de poder partilhar este seu hobby, e a forma que descobriu para o fazer foi estabelecer bases para a criação de uma escola de parapente na Covilhã. Após ter sido contactado por alguns interessados, construiu, em conjunto com Paulo Branco, um colega seu, o sonho de criar uma escola que ensine a voar: "Dá-me gozo poder transmitir e ensinar aquilo que eu mais gosto de fazer, e depois ver que as pessoas aprenderam e gostaram" - comenta Paulo Silva.
Inserido nas actividades do Aeroclube da Covilhã está, pois, aberto desde Outubro, um curso de parapente a ser ministrado num mínimo de 4 fins-de-semana das 9h às 6 da tarde. Os requisitos para o frequentar são, apenas, ter uma condição física normal e não ter problemas cardíacos. Para os interessados aqui fica o contacto de um dos monitores do curso já nosso conhecido, Paulo Silva: 938405926.
O curso tem uma propina no valor de 90 mil escudos, e divide-se em duas etapas, sendo que a primeira se traduz na aprendizagem de controlo da asa e o trabalho é todo no chão, e a segunda no voo propriamente dito, que será feito primeiro em alturas de 50 metros, aumentando gradualmente até aos 650/700 metros. O curso acaba com a federação do aluno, assim que este esteja preparado para descolar, voar, e aterrar sozinho.
O material para a prática do desporto é que não é barato. A título de curiosidade, o preço de uma asa de parapente ronda os 400 mil escudos. Ainda este ano podemos contar com a realização de uma das etapas do campeonato mundial de parapente em Portugal, na Serra do Larouco, Montalegre, na terceira semana de Julho.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda