.



Director: António Fidalgo Director Adjunto: Anabela Gradim
Edição nº 11 - 18 a 24 Abril 2000


 


10 - 00/04/11
9 - 00/04/04
8 - 00/03/28
7 - 00/03/21
6 - 00/03/14
5 - 00/03/07
4 - 00/02/29
3 - 00/02/22
2 - 00/02/15
1 - 00/02/08
0 - 00/01/31

Páscoa assinala tempo de esperança e renovação
Lendas
de Paixão

A cristandade comemora esta semana a Páscoa. Depois dos dias austeros da Quaresma, tempo de penitência e arrependimento, a nova da Ressurreição, que coincide com o início da Primavera, traz tempos de esperança e confiança renovada. Antes, na Semana Santa, as manifestações de fé sucedem-se, com o reviver da Paixão e Calvário de Cristo, e arrependimento para os fiéis. A festa, porém, é de alegria, pois foram salvos. A salvo da vertente consumista e mais comercial dos feriados da Páscoa é que nem todos estão. Mas em matéria de tradição e misticismo, o Interior continua a ser um oásis.Tudo o que sempre quis saber sobre a Páscoa e nunca teve coragem de perguntar.

Mal necessário

Gestão e Economia, na Uiversidade da Beira Interior, vivem momentos difíceis. A reestruturação que os cursos estão a atravessar, reconhecida por todos os implicados como "fundamental" para a manutenção dos padrões de qualidade, teve efeitos secundários que muitos, à partida, não previam. Há cadeiras com mais de 500 alunos inscritos, e aulas em que é preciso marcar lugar com uma hora de antecedência. Uma situação que traz incómodos a professores e alunos, especialmente nos momentos de avaliação.


Cartoon
Fred, 1974

Opinião

Estória de uma casa que começou pelo telhado...
por Vasco Cardoso

Digressões
por E. Segre

As ribeiras da Covilhã
 por António Fidalgo

Crónica do Midwest
 por Pedro Guedes de Carvalho


Nas comemorações do vigésimo aniversário
Sampaio visita
Politécnico de Castelo Branco

De visita ao Politécnico de Castelo Branco, por ocasião das comemorações dos seus 20 anos de existência, Jorge Sampaio teceu rasgados elogios àquele nível de ensino, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela escola. Valter Lemos era, decididamente, um homem orgulhoso com o sucesso da instituição que dirige. 

.

Aluno da UBI quer ensinar a voar
Escola de Parapente na Covilhã

Paulo Silva, estudante de Engenharia Aeronáutica da UBI, prepara-se para abrir uma escola de parapente na cidade da Covilhã. Há anos que a paixão de voar não larga o piloto, que participou, este ano, no Campeonato do Mundo, no Brasil, e que agora quer ensinar quem tiver golpe de asa a cruzar os céus..

.

.

 

Programa Polis vai limpar ribeiras da Covilhã

A Covilhã é uma das 15 cidades portuguesas contemplada com investimentos realizados no âmbito do Programa Polis. Reconciliar a cidade com as suas ribeiras, começando por despolui-las, é o propósito do contrato que a autarquia assinou na passada sexta-feira.

 

Cartão do idoso já tem oito mil beneficiários

A ideia de criar o cartão do idoso partiu da Câmara Municipal, e está a ter um estrondoso sucesso. Na Covilhã, já são mais de 8 mil assinantes. Homens e mulheres com mais de 65 anos que aproveitam, gratos, os descontos e os transportes gratuitos.

 
Teatro das Beiras estreia Uma das Últimas Tardes de Carnaval

Ethnicu: uma viagem ao eterno regresso


Câmara da Covilhã constrói mais 371 fogos de habitação social
 
Docentes da UBI lançam Ensaios sobre a Beira Interior

Juvenis da Covilhã fazem testes no Futebol Clube do Porto

Belmonte lança selos comemorativos da Descoberta do Brasil

Estado pode financiar alunos do Superior Privado

Civil 2000 termina primeira semana de conferências

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda