.


.

 


De modo a fomentar a relação entre os alunos, a universidade e o exterior, no dia 10 o Ciclo regressou ao anfiteatro 1, junto à Parada


Após oito dias de conferências
Engenharia Civil da UBI
de Parabéns

POR RITA LOPES

Depois do sucesso dos primeiros quatros dias, graças aos conferencistas presentes, às temáticas abordadas e à adesão dos estudantes, a primeira semana de Estruturas e Construção do Ciclo de Conferências CIVIL 2000, iniciada no dia 4, voltou à UBI no dia 10 para dar seguimento a mais algumas palestras. Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (NECUBI), este evento, que só termina em Maio, pretende, sobretudo ser "um complemento à formação de qualidade dos futuros engenheiros civis da UBI".

Várias foram as temáticas ligadas às Estruturas e Construção que, ao longo de uma semana, o NECUBI trouxe aos alunos de Engenharia Civil. Sendo a principal preocupação do núcleo e do departamento desta licenciatura, principais organizadores deste ciclo, "aprofundar a formação superior dos estudantes deste curso, mediante o contacto com individualidades de reconhecido mérito nesta área, bem como divulgar a licenciatura, universidade e região", esta foi mais uma iniciativa que procurou também melhorar a comunicação dos alunos, do departamento e da própria universidade com o exterior. Segundo Nuno Rosa, presidente do NECUBI, "estas realizações promovem o departamento e a universidade, e dão a conhecer à região em que estes se inserem, e ao país, o dinamismo e empenho na concretização do seu principal objectivo: ensino de qualidade, objectivo esse que também é participado pelos alunos".

Últimos dias da primeira semana

De modo a fomentar a relação entre os alunos, a universidade e o exterior, no dia 10 o ciclo regressou ao anfiteatro 1, junto à Parada, onde, às 10 horas se iniciou um Workshop a cargo da empresa TOP Informática, o qual tratou fundamentalmente, da utilização do programa de computadores Cypecad na fiabilidade do cálculo e na concepção de projectos. Contudo, só à tarde se deu seguimento ao ciclo de conferências, com uma palestra relacionada com "Pontes e Estruturas Especiais".
No dia seguinte, seguiram-se, então, mais duas apresentações, a primeira relacionada com "A Formação do Engenheiro Moderno", e a segunda ligada à problemática dos "Materiais de Construção", da responsabilidade de Saíd Jalali, professor na Universidade do Minho.
As conferências continuaram e, no penúltimo dia desta primeira semana, a temática desenvolvida, às 10 horas, chamou muitos alunos ao anfiteatro devido ao conhecimento da obra em questão, se não de todos, pelo menos daqueles que visitaram a Expo 98. "Engenharia Sísmica - Torre Vasco da Gama" foi o tema abordado e que muito entusiasmou o vasto número de alunos presentes. À tarde, a palestra apresentada estava ligada às "Obras Marítimas Estruturas Acostáveis" e foi orientada pelo Eng. Pedro Neto.
Com a semana quase a chegar ao fim, o último dia também ficou marcado pelo elevado número de presenças, pelo menos de manhã, devido ao tema tratado ser também do conhecimento dos muitos presentes. "O projecto de Estruturas de Edifícios - O Átrium Saldanha, em Lisboa", foi a conferência da manhã do dia 13, cujos oradores foram os engenheiros Teixeira Trigo e João Leite Garcia. Importa salientar que após a conferência se realizou uma visita às obras da Biblioteca da UBI, cujo projecto é da autoria dos conferencistas.
Depois, à tarde, com o Workshop a cargo da Amorim Isolamentos S.A., o qual se debruçou sobre materiais isolantes, sobretudo a cortiça para um isolamento eficaz e 100% natural e ecológico, terminou a primeira semana do ciclo de conferências CIVIL 2000, relacionada com Estruturas e Construção.
Mas os trabalhos não terminam aqui, uma vez que o evento está dividido em duas semanas distintas relacionadas cada uma com os ramos opcionais do curso no último ano. Assim, nos próximos dias 22 a 26 de Maio decorrerá a segunda semana do ciclo, desta vez ligada ao Planeamento e Urbanismo.

Organização satisfeita

"Estamos todos de Parabéns" é o que afirma Castro Gomes, presidente do Departamento de Engenharia Civil da UBI, que se mostra muito satisfeito com os resultados obtidos nesta primeira semana. Nuno Rosa comunga da mesma opinião, mas acrescenta "correu tudo muito bem, embora esperasse mais colegas, pois somos 500 e a adesão não foi a esperada". Contudo, reconhece que "esta é uma altura crítica. As aulas não foram suspendidas, como no ano passado, e agora há muitos trabalhos e frequências a decorrer". Assim, apesar dos inscritos serem mais que o ano passado, a adesão "não foi a desejável", mas pelas circunstâncias do tempo, a organização está satisfeita.
Como o principal objectivo que se tinham proposto alcançar era, segundo
Castro Gomes, "apostar na qualidade do ensino na formação superior dos nossos futuros engenheiros" aquele responsável salienta, fazendo uma retrospectiva da semana, que "esse objectivo principal foi alcançado". Assim, refere ainda o facto de algumas palestras terem sido muito significativas e enriquecedoras para o curso, para o departamento, e sobretudo para os alunos, porque "o que aprenderam aqui vai-lhes ser útil para a profissão ao longo da vida".
O presidente lembrou também que algumas actividades contribuíram para "ajustar a nossa postura e a posição da Engenharia Civil no que é o ensino de qualidade, e a sermos mais ambiciosos, motivando os nossos alunos para que o sejam também. Isto porque estamos a formar engenheiros não apenas para a região e para a actualidade, mas para o País e para o futuro".
Mas, a satisfação não é só da organização. Os alunos, principais destinatários, fazem, no geral, um balanço muito positivo deste ciclo de conferências. Ricardo Loureiro, aluno do 2º ano de Engenharia Civil, afirma que as conferências são "muito importantes quer para o nosso desenvolvimento como futuros engenheiros, quer para o reconhecimento que a UBI possa ter lá fora" e continua, dizendo que "simultaneamente, é bom vermos a experiência dos melhores engenheiros do País que aqui vieram; e sobretudo que eles vejam que o nosso curso está ao nível dos outros".
Marisa Almeida, também aluna do 2ºano, vê estas iniciativas de outro modo. "Para quem tem cadeiras deste ramo é muito educativo e interessante ver "na prática" o que aprendemos em teoria, pois ao vermos a experiência dos palestrantes, iremos pensar em assuntos em que talvez ainda não tivéssemos reflectido. Por tudo isto a minha nota para este ciclo é muito positiva".

PODE LER MAIS SOBRE O ASSUNTO EM

I - Pontes e Estruturas Especiais

II - A Formação do Engenheiro Moderno

III - Engenharia Sísmica - Torre Vasco da Gama






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda