.


 

.


Pontes e Estruturas Especiais

Orientada por António Reis, professor no Instituto Superior Técnico de Lisboa, esta palestra incidiu sobretudo sobre as pontes - conceitos e opções de projecto. Segundo o orador, o desenvolvimento do processo de concepção duma ponte, ou seja, duma estrutura especial em geral, passa por uma formulação de conceitos sobre os quais se desenvolvem reflexões, num processo evolutivo que conduz às opções de projecto. "Não podemos desatar a fazer as coisas a correr, é preciso pensar muito antes e adquirir conceitos. Depois disto é que tomamos opções de acordo com os conceitos adquiridos", salienta António Reis.
Assim, contando com alguns anos de experiência nesta área, o orador apresentou alguns aspectos que são utilizados na concepção de soluções: formais, funcionais, construtivos e estruturais, pois "temos que pesar cada aspecto individualmente e todos em geral". António Reis salientou, como resultado de uma vivência de situações e casos de obras de arte especiais, factores estrutural, económico e estético/ambiental que habitualmente são decisivos na opção da tipologia da obra, na escolha dos materiais estruturais e na decisão do processo construtivo. "O que interessa é fazer bem as coisas num determinado ambiente. Temos imensas paisagens por todo o mundo que são conhecidas porque existe lá uma obra e se esta for bem estudada pode valorizar ainda mais a paisagem sem a estragar", afirmou o orador.
No final, apresentou também alguns projectos, nos quais está integrado, desenvolvidos recentemente no domínio das pontes de betão armado pré-esforçado e de pontes metálicas e mistas e lançou também a discussão de soluções de atirantamento do tabuleiro com base em obras recentemente concluídas ou em fase de execução.

VOLTAR






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda