.


 

.


Engenharia Sísmica
Torre Vasco da Gama

Esta palestra, que foi orientada por dois engenheiros que participaram activamente na obra, Nuno Costa, projectista de estruturas, e Luís Ferreira, director e coordenador daquela, despertou grande interesse nos alunos, por ser uma obra do conhecimento, se não de todos, pelo menos dos que visitaram a Expo98.
Nuno Costa iniciou a apresentação do projecto, no qual participou desde o início até à fase final da entrega e utilização da torre. Começou por expôr as condicionantes do projecto, as soluções estruturais, a análise adoptada e os processos construtivos prescritos para a execução de uma torre panorâmica para a Expo98. Passou, então, a explicar minuciosamente todos os passos da execução do projecto, acompanhando com fotografias, slides, plantas e a maquete, "para uma análise mais detalhada", referiu o projectista.
Uma vez que se trata de "uma obra diferente", devido ao seu feitio, a lembrar um barco com uma vela, à altura, 141.5 metros acima do nível do terreno, incluindo um mastro no topo, e às funções que viria a desempenhar, de restaurante entre os 90 e os 110 metros, miradouro e suporte de instalações técnicas, Nuno Costa afirma que "foi um projecto muito pensado e que demorou algum tempo, pois causou dificuldades, sobretudo devido ao local, à altura e ao feitio".
Deste modo, explicou as soluções estruturais da torre em si, do edifício do topo, onde se encontra o restaurante, o miradouro e a zona de acesso, e do edifício adjacente, que serviu de Pavilhão da Comunidade Europeia da Expo98. Referiu também a análise estrutural adaptada e a análise do controlo de qualidade/monitorização antes, durante e após a conclusão da obra, para que, segundo o engenheiro, "a obra obtesse qualidade e segurança".

Obra única no país

Finalizada a apresentação do projecto por Nuno Costa, seguiu-se a exposição de Luís Ferreira, responsável pela coordenação da construção da obra, que muito se honra de ter feito parte da equipa que concebeu a Torre Vasco da Gama, chamando-a de "desafio". Diz ele: "Como é uma obra única em Portugal, nós aceitámos o desafio". Segundo aquele responsável, este edifício é o mais alto do País "e só não cresceu mais devido ao impedimento da ANA, por causa dos aviões". Como foi o director da construção de torre, Luís Ferreira começou por alertar os presentes para a preparação da obra que, segundo ele "é o primeiro passo e o mais importante. É necessário que haja uma boa preparação", diz. Referiu, então, todo o processo dessa preparação, métodos e soluções construtivas na procura da qualidade que "foi boa" e também a segurança que "foi máxima contando, felizmente, com zero acidentes graves numa obras destas", acrescenta. Para ilustrar melhor todo este processo, expôs fotografias e slides desde o início até ao fim da construção da Torre Vasco da Gama, terminando satisfeito ao afirmar que "tudo correu muito bem e a torre está direitinha!".

VOLTAR






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda