.






Estória de uma casa
que começou pelo telhado...
por Vasco Cardoso

Transferir o problema do insucesso escolar exclusivamente para as instituições e retirar-lhes no futuro parte substancial do seu financiamento, com base numa justificação legal, é a matriz de um plano há muito denunciado que não teve, que não tem e não terá certamente o apoio dos estudantes. Sabemos que é mais difícil de detectar e enfrentar as verdadeiras causas de insucesso escolar, de dar consequências ao actual processo de avaliação das instituições de Ensino Superior, de dar instrumentos financeiros que permitam a promoção da qualidade de ensino, de implementar um sistema de avaliação do desempenho do corpo docente, de conceder apoios sociais condignos com as dificuldades existentes no corpo estudantil e nas suas famílias, de combater a exclusão no acesso e na frequência do Ensino Superior público. Para o Ministério da Educação é no entanto mais apetecível esta receita antiga de adiar problemas e alguém a seguir "que apague a luz".


Digressões
por E. Segre

Resolvi imprudentemente aventurar-me no terreno cultural no qual se inscreve a Física, e ainda a espinhosa questão das relações entre as ciências humanas e as exatas: terreno minado, de se pisar com cuidado, quase campo de batalha, tais as clivagens que se operam entre as "duas culturas" (como diria C.P. Snow, que militou em ambas), e tais os ventos de cizânia que nele sopram, quiçá insuflados...


Crónica do Midwest I
por Pedro Guedes de Carvalho

Imaginem que uns anos depois da criação da Universidade de Coimbra, o Senado escolhia a figura de um Mouro para mascote da Universidade. Imaginem ainda, que passado século e meio havia mouros que viviam em Portugal e se revoltavam contra a sua utilização. Pois bem, no Midwest a Universidade de Illinois criada em 1867, adoptou como mascote, em 1926, o Chief Illiniwek com o argumento de prestar uma homenagem aos índios que outrora viviam em Illiniois.

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda