.




 

 




Catatonia
International Velvet
POR PEDRO JESUS


Os galeses Catatonia dispõem de uma discografia que se iniciou com o álbum Way Beyond Blue e que terminou em Equally Cursed and Blessed, o seu último registo, datado do ano que passou. Por mencionar, ficou International Velvet, o disco de 1998 e aquele que considero ser o melhor álbum dos Catatonia até à data.
Pondo de parte a discussão sobre a validade de semelhantes juízos de valor, passo a apresentar os argumentos que levam a fazer tal escolha. Acredito que este é o mais consistente álbum da banda, contando com um alinhamento de 12 temas que de tão inspirados serem, podiam perfeitamente ser todos editados como singles . É um álbum que, ainda mais vindo de uma banda que se define como praticante de um som que deve muito ao Rock n´Roll, faz uso da melodia em todas as canções do álbum, desde as mais "rápidas", casos de Road Rage ou Goldfish and Paracetamol até aos mais belos suspiros pop em Strange Glue e My Selfish Gene.
Os Catatonia contam com a mais-valia que serem a banda de Cerys Mathews, dona de um dos timbres mais característicos e especiais da música actual e por serem praticantes da escrita de letras corrosivas que abordam os temas mais improváveis. Imperdível.

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda