.


.

 


O Teatro-Cine é ainda o único espaço na Covilhã capaz de acolher
este tipo de espectáculos


GICC - Teatro das Beiras apresenta
Encontros de Dança na Covilhã
POR CATARINA MOURA

São quatro espectáculos, trazidos por grupos distintos, e cujo único elo de ligação é a dança. Um encontro inédito, promovido pelo GICC, que continua a apostar forte na promoção cultural entre o público covilhanense.

As noites da Covilhã voltam a animar-se em Maio com os Encontros de Dança, uma iniciativa levada a cabo pelo GICC-Teatro das Beiras, de 9 a 18, no Teatro-Cine, por enquanto o único espaço da cidade apto a acolher este tipo de eventos.
Estes Encontros, entre o público covilhanense e um tipo de espectáculo nada habitual na região, começam hoje, às 21h30, com "Palavra de Ángel", do grupo Karlik Danza Teatro, de Cáceres. Com cenografia de David Pérez Hernando, este espectáculo propõe uma alegoria baseada nos conceitos e simbolismo bíblicos, sintetizados numa actuação ritmada que envolve não só a dança como a música, a poesia e o canto operístico.
No próximo sábado, 13, o palco do Teatro-Cine ilumina-se novamente para receber "Casio Tone", do grupo Sílvia Real. Desta vez, o corpo move-se ao ritmo do cinema de Jaques Tati e de Polanski, da animação checa e da música de Komeda, Burt Bacharan e Wes Montgomery.

Iniciativa inédita no distrito

O terceiro e quarto encontros acontecem no dia 16, com "O Reverso do Passado", do Ballet Contemporâneo do Norte, e no dia 18, com o Balleteatro Companhia do Porto, que vem encerrar o ciclo. Este último espectáculo surge integrado na Semana Académica da Universidade da Beira Interior, que decorre entre 16 e 20 de Maio.
Dirigido e coreografado por Isabel Barros, o quarto Encontro de Dança é dedicado ao amor, pautando-se por uma sucessão de pequenos momentos em que cada novo pensamento vem apagar o anterior.
Iniciativa absolutamente inédita no distrito de Castelo Branco, estes Encontros de Dança vêm diversificar a oferta cultural na cidade da Covilhã. Um acontecimento tornado possível não só pelo GICC mas também pelo apoio prestado pelo Instituto Português de Artes e Espectáculo (IPAE), pela Delegação Regional da Cultura do Centro, afecta ao Ministério da Cultura, e pela Câmara Municipal da Covilhã.

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda