.


 

"Encontros com o Teatro"
em Castelo Branco

POR VÂNIA CAETANO

Debaixo da chuva torrencial que se fazia sentir no passado dia 4 de Maio, quinta feira, o Instituto Português da Juventude de Castelo Branco foi palco de debate sobre teatro.
Após um longo atraso, a falta de membros da organização e a boa vontade de oradores e participantes, iniciou-se o debate que tinha como principal objectivo a discussão da criação de "um circuito teatral para o distrito". Na realidade, as pessoas a quem este debate era dirigido, nomeadamente os representantes das autarquias e os agentes económicos da região, não compareceram. Por outro lado, dezanove alunos de uma escola secundária, que vinham assistir à peça "Uma das Últimas Tardes de Carnaval", de Carlo Goldone, pelo Teatro das Beiras, participaram neste debate, dada a falta de tempo que estes tinham para assistir à peça integral.
Os oradores António Abernú, Gil Nave (encenador do Teatro das Beiras) e Luís Beato (membro dos Váatão, um novo grupo de teatro de Castelo Branco) acabaram por direccionar a conversa não tanto para o financiamento do teatro, embora todos concordassem que o Estado devia apoiar mais, mas sobretudo para a definição deste, já que era necessário explicá-lo aos alunos. "O teatro é o espaço da preservação da palavra", dizia Gil Nave. Em relação a estes, a falta de interesse foi flagrante. Muitos nunca tinham assistido a nenhuma peça. Os seus conhecimentos ficavam-se por aquilo que era leccionado nas aulas de português, embora a professora que os acompanhava teimasse em estimula-los para esta área.
Estiveram presentes, neste evento, representantes do TeatrUBI (Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior), da AASTA (Associação de Teatro e Outras Áreas), do Teatro das Beiras e da Delegação do Ministério da Cultura do Centro, cujos testemunhos passaram essencialmente pelas suas experiências pessoais enquanto grupo e pelas dificuldades inerentes ao desenvolvimento desta forma de arte.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda