.


.

 


Carlos Barreto, Bernardo Sasseti, Mário Barreiros e Perico Sambeat encheram o Salão das Sessões Solenes da UBI


Quarteto Carlos Barreto na Covilhã
Uma noite de jazz

POR JOÃO PAULO BRITO

A chuva que não tem parado de cair nos últimos dias não impediu que, às 10 da noite da passada quarta-feira, o público enchesse o Auditório das Sessões Solenes da UBI para assistir e aplaudir o Quarteto Carlos Barreto. Este conceituado grupo de jazz português veio à Covilhã pela mão da Associação Académica da Beira Interior (AAUBI), integrando mais um dos espectáculos do programa UNIFONIA 2000 - Viagem dos sons pelas Universidades Portuguesas.
Este projecto, uma iniciativa do Instituto Português das Artes do Espectáculo e das Reitorias das Universidades Portuguesas, tem por objectivo mostrar aos jovens universitários de norte a sul do país o que de melhor se faz a nível musical em Portugal. Num total de 30 concertos, esse público poderá assistir a actuações de grupos ou músicos conhecidos, como são os casos de Contraverso, Miso Ensemble, Maria João e Mário Laginha ou Tetvocal.
O Quarteto Carlos Barreto é constituído por músicos que têm em comum a sua paixão pelo jazz: Carlos Barreto no contrabaixo, Bernardo Sasseti no piano, Mário Barreiros na bateria e Perico Sambeat no sax alto e soprano.
Em 1993, Carlos Barreto convidou alguns amigos para gravarem um CD. Formou-se assim o Quarteto, que mais tarde veio a desfazer-se devido aos projectos individuais dos seus elementos. No entanto, os quatro reencontraram-se há dois anos e resolveram desenvolver mais um projecto. Começaram "a arranjar alguns concertos e surgiu a proposta de gravar outro CD", conta Carlos Barreto, que ainda confessa estar "satisfeitíssimo" com esta viagem pelas Universidades portuguesas.
O concerto decorreu num ambiente descontraído e de boa disposição. Tocaram durante uma hora temas como Olivais ou Sweet House, da autoria dos membros do grupo e que fazem parte do CD "Olhar", recentemente gravado. No final, o público aplaudiu de pé. "...Só pode ser considerado um óptimo espectáculo. Infelizmente acontece pouvas vezes na Covilhã", comentou um dos apreciadores desse tipo de música, à saída do Auditório.
Sérgio Novo, membro da AAUBI e que participa na organização dos concertos que têm lugar na Covilhã, está satisfeito pois "as pessoas aderiram bastante bem... e a sala estava praticamente cheia".
Para a Covilhã estão ainda reservadas as actuações dos Contraverso no dia 9 de Maio e dos Miso Ensemble no prõximo mês de Junho.

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda