.


 

Governo dá telemóveis para prevenir incêndios
O pastor de serviço

As novas tecnologias ao serviço da natureza parece ser o lema da Administração Interna, que decidiu dar telemóveis a pastores e guardas florestais para que ajudem a prevenir a ocorrência de incêndios. Uma medida que o ministro da tutela, Fernando Gomes, classifica como "verdadeiramente revolucionária".

O anúncio foi feito em Santarém, no final do terceiro encontro nacional dos Clubes da Floresta. Fernando Gomes, com o apoio da Alcatel e da TMN, que oferecem respectivamente 700 e 300 aparelhos, vai fornecer a mil pastores e vigilantes florestais telefones móveis que permitirão, ao accionar apenas uma tecla, contactar e alertar os bombeiros, permitindo-lhes identificar de imediato o local da chamada e do provável incêndio.
Os pastores, guardas e vigilantes de serviço receberão, além do telemóvel, mensalmente recarregado com cinco mil escudos, uns binóculos, úteis para identificar com exactidão o local e as dimensões do fogo, e ainda um colete, um boné e respectivas instruções de todo o equipamento que ficará na sua posse. Uma medida inédita e "revolucionária", que surge no âmbito da campanha "Alertas Florestais".
A prevenção de fogos florestais, que o aproximar do verão e o número de incêndios já registados até ao momento tornam ainda mais importante, está a merecer toda a atenção do ministro da Administração Interna. Além dos telemóveis, Fernando Gomes anunciou ainda o reforço significativo das equipas de sapadores florestais, que passaram de 33 para 63. A função destas equipas, cada qual constituída por cinco elementos, é limpar as florestas e prevenir os incêndios.
Nas zonas de maior incidência de fogos florestais são ainda contratadas equipas temporárias, com o apoio das autarquias locais. De acordo com o ministro, também este sector foi reforçado com a criação de mais 25 equipas, que aumenta para 150 o número de grupos a nível nacional.
E porque nem sempre é possível prevenir, Fernando Gomes anuncia ainda o reforço do equipamento dos bombeiros, estando previsto o aluguer de mais meios aéreos, essenciais no combate aos incêndios.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda