.


.




Vasco Cardoso garante que as lutas pela melhoria da qualidade do ensino superior irão continuar


Calendário Eleitoral 2000/2001

Na última Assembleia Geral de Alunos ordinária foi realizada a votação do Calendário Eleitoral. A votação resultou na aprovação da única proposta, ficando assim a eleição agendada para o corrente mês de Maio, entre os dias 12 e 30.
As listas de candidatura à eleição para os corpos sociais da AAUBI, Direcção, Mesa da Assembleia Geral de Alunos e Conselho Fiscal, deverão ser entregues ao presidente da Assembleia Geral até às 24 horas do dia 12 de Maio, iniciando-se a campanha eleitoral às 00 horas de 15 de Maio e até às 24 horas de 21 de Maio. O dia 22 de Maio fica reservado para reflexão. A ida às urnas decorre, sem interrupções, entre as 9 e as 19 horas do dia 3 de Maio. A segunda volta das votações decorrerá a 30 de Maio, no mesmo horário.


Vasco Cardoso no CNE

Vasco Cardoso tomou posse, na passada quinta feira, dia 4 de Abril, do cargo em representação dos alunos de Ensino Superior, no Conselho Nacional de Educação. A eleição de Vasco Cardoso para pertencer a este órgão consultivo, que participa nas definições da política educativa do Ministério da Educação, resultou da reunião dos Encontros Nacionais de Direcções Associativas, realizada em meados de Março.
"A mudança do Ministro da Educação e dos restantes órgãos decisores das políticas educativas nada alterou a situação actual", afirmou o presidente da AAUBI no decorrer da AGA. A Movimentação Associativa Estudantil tem ganho coesão e novas medidas de protesto irão surgir nos próximos anos. Vasco Cardoso referiu que nas reuniões dos Encontros Nacionais de Direcções Associativas (ENDA) as posições defendidas pela AAUBI têm encontrado ressonância junto das outras Academias.


Eleições a 23 de Maio
Direcção da AAUBI presta contas

POR RAQUEL FRAGATA

A última Assembleia Geral de Alunos (AGA) ordinária do presente ano lectivo realizou-se no passado dia 3 de maio. Da ordem de trabalhos fez parte a marcação do Calendário Eleitoral para o próximo ano, um acto a realizar entre 12 e 30 de Maio. A direcção da AAUBI fez também uma apresentação exaustiva das contas do último mandato através do Plano de Contabilidade Organizada. Pela primeira vez a Associação Académica torna-se pessoa colectável com declaração de IRS e pagamento de IVA. Uma viragem para a clareza e legalidade da instituição.

Na AGA da passada quarta-feira foi apresentado e votado o Relatório de Contas da Associação Académica da Universidade da Beira Interior referente ao mandato 99/2000. O documento foi aprovado por unanimidade entre um quorum de cerca de 30 alunos, no universo de mais de quatro mil alunos que constituem a Academia.
A principal novidade é a instituição, desde Janeiro de 2000, pela direcção da AAUBI, de um Plano Oficial de Contabilidade (POC). Esta medida visa ultrapassar "uma gestão financeira que não se adequa aos montantes que a AAUBI movimenta - cerca de 100.000 contos anualmente". Pela primeira vez na história da Academia, "através de uma rigorosa demonstração de resultados e balanço de perdas e ganhos será possível para as futuras direcções a continuação de um trabalho rigoroso, transparente e exaustivo" iniciado pela actual direcção, defendem.
O Conselho Fiscal da AAUBI apresentou, na presença de um contabilista, as contas do último mandato, de 1 de Abril de 1999 a 31 de Março de 2000. "A 1 de Junho de 98 a AAUBI tinha uma dívida de 21.965 contos, dois anos depois esse passivo baixou para 12.587 contos", referiu Pedro Albuquerque, presidente do Conselho Fiscal.
Com o POC estão instauradas as regras para regulamentar a administração interna que reflecte todos os procedimentos efectuados pela AAUBI e núcleos de estudantes da UBI.
Neste momento, de acordo com dados até 31 de Março de 2000, a AAUBI apresenta um total de passivo (dívidas) de 9.608 contos, e 27.481 contos de capital próprio.
As despesas efectuadas no actual mandato somam um total de 15.253 contos, dos quais já foram pagos 12.157 contos. Os restantes 3.095 contos serão liquidados até às eleições de 23 de Maio. Face às dívidas de anteriores mandatos, dos 13.134 contos, foram pagos 3.643 contos, ficando ainda por pagar 9.491 contos.

A luta continua...

Vasco Cardoso voltou a referir a oposição dos alunos a várias situações que afectam a vida estudantil, nomeadamente "em relação ao regime de prescrições, à situação do estudante elegível, à política educativa do Governo, ao mau funcionamento do Conselho de Acção Social e dos Serviços Académicos da UBI".
A Semana Nacional de Luta, que decorreu entre 3 e 7 de Abril deste ano, foi uma das formas de protesto a que a UBI aderiu e representou "um intenso trabalho ao nível da luta política".
Vasco Cardoso garante que as lutas pela melhoria da qualidade do ensino superior irão continuar. Nomeadamente através da reflexão por parte de todos os envolvidos na vida académica e na continuação do Fórum Pedagógico, que se realizou nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro, onde foram debatidos os aspectos mais preocupantes da UBI, com um segundo momento de reflexão onde questões gerais que afectam todas as universidades portuguesas irão ser apreciados.
Quanto a funcionamento de serviços internos, como os Serviços Académicos, Vasco Cardoso congratulou-se a acção dos alunos da UBI pelas exigências feitas "às quais se deve a evolução positiva que hoje se regista".
A última luta em que a AAUBI se envolveu foi na questão dos aumentos da refeições nas cantinas universitárias, dos actuais 290$00 para 300$00 a partir de 1 de Maio. "O Conselho de Acção Social (CAS) queria outros aumentos para além da alimentação. A posição da AAUBI foi peremptória e ameaçamos entrar em greve".

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda