.


 

Viajar mais rápido
com a ajuda da UBI

POR ARLETE CASTELA

O Departamento de Engenharia Civil participa nos trabalhos da linha férrea da Beira Baixa. Prevê-se que o mesmo acontecerá na rede rodoviária da Beira Interior.

A UBI, através do Departamento de Engenharia Civil, estabeleceu um protocolo de cooperação com a Rede Ferroviária Nacional, Refer e E.P. para acompanhamento nas obras de modernização da linha da Beira Baixa.
A remodelação em curso desta rede ferroviária constitui uma obra de grande extensão, sendo constituída por diversas acções que no seu conjunto incluem modificações no traçado existente, alterações essas que possibilitarão que os comboios passem a circular a maior velocidade.
Segundo o director do Departamento de Engenharia Civil, Castro Gomes, "a UBI é uma instituição científica cujos recursos humanos, técnicos e laboratoriais permitem efectuar um controlo exterior sempre que as empresas o solicitem". O director acrescenta ainda que "as empresas fazem o controlo do betão, mas recorrem à Universidade para que seja efectuado o despiste da qualidade".
Como forma de cooperação, a UBI fornecerá, além da realização de estudos técnicos, apoio no controlo da qualidade no domínio da Geotecnia, dos materiais e dos processos construtivos, emitindo pareceres sempre que o desenvolvimento dos processos o venham a proporcionar.
"Neste momento temos dois estagiários a acompanhar a obra com a supervisão do departamento", adianta Castro Gomes.
Há ainda a salientar que, na prossecução deste acordo, a Refer facultará estágios a finalistas e licenciados da Universidade da Beira Interior, com a contrapartida de beneficiar com novos conhecimentos e novos métodos de gestão proporcionados pelos engenheiros desta instituição.

Auto-estradas da Beira Interior

Presentemente, a UBI, através do departamento de Engenharia Civil, tem as condições necessárias para promover a cooperação com fins que contribuam para o progresso económico do País e mais propriamente da Beira Interior.
Tendo em consideração a necessidade de dar respostas adequadas às crescentes exigências de mudança, foram recentemente efectuados contactos pelo departamento junto do Instituto das Estradas de Portugal (IEP) e da SCUT VIAS - Auto-estradas da Beira Interior, SA, no sentido de dar a conhecer as potencialidades existentes para uma possível colaboração de interesse mútuo, sendo provável a intervenção da UBI na construção do restante troço do IP2, até à Guarda.

Serviços Prestados à Comunidade Exterior

Os laboratórios do departamento de Engenharia Civil têm como objectivo, além de apoiar as actividades de ensino e de investigação, também a prestação de serviços especializados à comunidade exterior.
Actualmente, o departamento pode prestar serviços nas áreas de Geotecnia, Construção e de Sistemas de Informação Geográfica, tendo já uma vasta lista de prestações de serviço a diversas empresas públicas e privadas.
De acordo com o director daquele departamento, "a melhor publicidade [aos serviços prestados] é a qualidade dos trabalhos", adiantando que "a qualidade dos serviços tem passado de boca em boca".
Saliente-se que no âmbito da disciplina Conservação de Edifícios, ministrada no último ano do curso de Engenharia Civil, aborda-se o tema da degradação dos edifícios em geral e, como tem uma componente prática, estudam-se casos reais, decidindo o departamento estudar edifícios e zonas degradadas do concelho. "Como existe um protocolo com a Câmara Municipal da Covilhã, aquela entidade indica os edifícios dando apoio técnico e facilitando o acesso, e nós efectuamos o estudo e apontamos soluções" afirma o responsável pela Engenharia Civil da UBI, que acrescenta "o fundamental é dar à população este serviço visitando sobretudo bairros degradados que a Câmara irá recuperar. Possibilitamos ainda com este trabalho que os nossos estudos técnicos sirvam para a Câmara se poder candidatar a apoios, que ajudem a financiar essas intervenções".
"Isto tem vindo a ser muito importante para os alunos: o seu material didáctico são estes casos reais". Como exemplos de trabalhos efectuados pelos alunos e docentes no âmbito do acordo com a edilidade covilhanense, apontam-se o edifício da Assembleia Municipal, a Biblioteca Municipal, o Bairro da Âlampada, o Bairro da Alegria, os edifícios do Bairro de Salazar, entre outros.
Também foram efectuados estudos aprofundados nas Escolas Campos Melo e Frei Heitor Pinto, estando previsto que no próximo ano sejam estudadas as patologias de outros estabelecimentos de ensino.
No âmbito da área de Geotecnia, o departamento tem efectuado estudos hidrogeoambientais, assumindo directorias técnicas em estâncias termais e de águas de mesa, mantendo mensalmente a responsabilidade da qualidade das águas, efectuando novas captações e vigiando o perímetro de protecção da zona termal, no que concerne a infiltrações exteriores.
Os engenheiros geotécnicos deste departamento têm trabalhado nas termas de Unhais da Serra, de Longroiva (Mêda), de São Pedro do Sul, da Fonte Santa (Penamacor), do Cró (Sabugal), de Manteigas, da Quinta da Torre (Entre-os Rios), da Piedade e nas Águas Glaciar, da Nascente da Serra da Estrela.
O departamento de Engenharia Civil disponibiliza estas e outras informações na Internet em http://dec.ubi.pt/

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda