.


.

 


A inauguração das novas instalações da Faculdade de Engenharia também está à espera da vinda dos ministros


Ministros da Educação e da Saúde na UBI a 22 de Maio
Luz verde para Medicina

POR CATARINA MOURA

A licenciatura de Medicina da Universidade da Beira Interior já pode avançar. Depois de sucessivos adiamentos, os ministros da Educação e da Saúde já confirmaram a sua presença na Covilhã no dia 22 de Maio, data em que será celebrado o contrato-programa que viabiliza a futura Faculdade de Ciências da Saúde. A celebração do 14º aniversário da UBI e a inauguração das novas instalações da Faculdade de Engenharia vão também marcar o dia.

O ministro da Educação, Guilherme d'Oliveira Martins, e a ministra da Saúde, Manuela Arcanjo, acertaram finalmente as agendas e confirmaram que vão estar na Universidade da Beira Interior no próximo dia 22 de Maio, data em que será comemorado o Dia da Universidade.
O programa da cerimónia ainda não está confirmado, mas já está assente, de acordo com informações conseguidas junto do Gabinete de Relações Públicas (GRP) da UBI, que durante a mesma se procederá à assinatura do Contrato de Desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde.
Esta assinatura surge numa altura polémica. Longamente aguardado este contrato, depois que o Governo deliberou em 19 de Novembro de 98, atribuir à UBI a Faculdade de Ciências da Saúde, a espera chegou a gerar algum mal estar entre os responsáveis. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, chegou mesmo, na semana passada, a acusar o Governo de estar a pôr em causa a Faculdade de Medicina.
No entanto, com a assinatura marcada, a UBI já pode respirar de alívio e tomar todas as medidas necessárias para que o novo curso tenha início na data prevista: Outubro de 2001. O aguardado contrato-programa estabelece as responsabilidades de ambas as partes, atribuindo à UBI o recrutamento de docentes e a sua preparação científica e pedagógica, e ao Conselho de Ministros e Ministério da Educação o financiamento do arranque da Faculdade e das infra-estruturas necessárias à concretização da licenciatura. Na ocasião, foram aventados valores da ordem dos 3,2 milhões de contos para o protocolo, mas a o texto definitivo fixado no contrato-programa, que não deverá andar longe destes valores, permanece ainda no segredo dos deuses.

Parabéns atrasados

Os sucessivos adiamentos da vinda dos ministros, justificados com a incompatibilidade das suas agendas, condicionaram as comemorações do 14º aniversário da instituição, assinalado no calendário a 30 de Abril. Recorde-se que esta celebração também já esteve marcada para dia 8 de Maio, data que viria também a ser adiada.
Igualmente em suspenso ficou a inauguração do Edifício II da UBI, classificado como a maior obra alguma vez realizada pela universidade, num investimento total superior a um milhão de contos. As novas instalações, que ocupam uma área de 11 mil metros quadrados, passarão a abrigar os Departamentos de Engenharia Civil, Aeronáutica e Electromecânica.
Embora não possa haver certezas, Graça Castelo Branco, responsável pelo GRP da UBI, acredita que a vinda dos dois representantes do Governo não será novamente adiada, assegurando que 22 de Maio será um dia memorável e de festa para a Universidade da Beira Interior.

 

PODE LER MAIS SOBRE O ASSUNTO EM

PS - Covilhã acusa, Pinto responde
Polémica de terrenos
invade Campus da Saúde
<TEXTO>







.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda