.


 

Uma iniciativa do INATEL da Covilhã pelo nono ano consecutivo
A Europa num cinema perto de si

POR CATARINA MOURA

São 45 os filmes que, vindos de todos os cantos do Velho Continente, vão preencher a nona edição da Semana do Cinema Europeu. Uma iniciativa do INATEL que, este ano, aposta forte no produto nacional.

Durante seis dias, vão desfilar pelo ecrã do Cine-Centro da Covilhã 45 filmes europeus. É o regresso da Semana do Cinema Europeu, que o INATEL traz à cidade pelo nono ano consecutivo, e que irá decorrer entre 19 e 25 de Maio.
A aposta na produção nacional vai dar a possibilidade aos cinéfilos covilhanenses, e ao público em geral, de assistir a filmes portugueses cujo carácter menos mediático afastou do circuito comercial. É o caso de "Mal", de Alberto Seixas Santos, "Tarde de Mais", de José Nascimento, e "Glória", de Manuela Viegas. O espaço reservado ao cinema português conta ainda com uma mostra de curtas-metragens realizadas por jovens e desconhecidos cineastas.
Oriundos de cerca de uma dezena de países europeus, os outros filmes do ciclo trazem à cidade as mais recentes novidades de realizadores como Giuseppe Tornatore, Neil Jordan, Wim Wenders e Pedro Almodóvar, o espanhol premiado em Hollywood com um Óscar para melhor filme estrangeiro com "Tudo Sobre a Minha Mãe".
Belmonte, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão e Penamacor também poderão usufruir desta mostra de cinema europeu. Como vem sendo hábito, a organização prevê sessões noutras localidades. O objectivo é descentralizar e dar a mais pessoas a oportunidade de conhecer um cinema diferente daquele que vem sendo habitual nas salas de cinema da região, usualmente falado em inglês.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda